Apple: iOS é mais seguro que o Android por esta razão!

A Apple lançou publicamente um documento que fala dos perigos de carregar aplicações fora das lojas oficiais. De facto, o sideload representa grandes perigos. Lembro que o Android permite a instalação de aplicações fora das lojas oficiais, através de ficheiros que podem ser descarregados na Internet ou obtidos em lojas de terceiros. Já no caso da Apple é bem diferente. Só é possível instalar apps através da App Store. No entanto existe um problema. É que a União Europeia pode forçar a gigante da maçã a permitir a instalação de tudo o que estiver fora da loja oficial. Neste momento a Apple diz que o iOS é mais seguro que o Android. No entanto isso pode mudar.

Apple: iOS é mais seguro que o Android por esta razão!

A Apple explica tudo num documento e começa por dizer que o iPhone é um equipamento muito pessoal. Aliás é nele que as pessoas armazenam muitas informações pessoais. Isto significa que manter a privacidade dos utilizadores é algo crucial. Afinal de contas ninguém quer informações pessoais nas mãos erradas.

Apple android seguro

A Apple refere que nos últimos quatro anos, os dispositivos Android tiveram 15 a 47 vezes mais infecções de malware que o iPhone. Muitos destes casos têm origem no sideload de aplicações. Ou seja, pelo carregamento de apps fora da loja oficial.

Mas qual o motivo para o sideload de apps ser tão perigoso?

Logo à partida essas apps não precisam de fornecer todas as informações que uma loja necessita para as poder publicar. Os programadores que querem estar na App Store têm de fornecer muitas informações, nomeadamente contactos, moradas e outras. Fora da loja não têm de indicar nada. Assim é mais fácil alguém criar apps para infetar utilizadores e sair sem ser apanhado.

Apple android seguro

A Apple refere que forçar o sideload de apps vai criar grandes problemas nos sistemas de segurança que protegem o sistema operativo e os serviços do iPhone do malware, intrusão e falhas operacionais.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Half-Life 3? Ahahah! O meme é para continuar!

Quando Half-Life: Alyx foi anunciado e posteriormente lançado, muitos pensaram que a Valve se tinha voltado a concentrar na velha saga de jogos, e...

Sony prepara comando PlayStation para smartphones!

Foi descoberta uma nova patente da Sony Interactive Entertainment e revela o que parece ser um novo comando DualShock 4 para a PlayStation destinado...

Xiaomi Mi 12 e Xiaomi 12X estão a chegar: eis as especificações!

A Xiaomi tem novidades para apresentar no dia 12 de Dezembro. Entretanto os lançamentos, propriamente ditos, podem ocorrer a 16 ou 28 de Dezembro....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!