Processador do iPhone 13 é melhor do que o esperado!

Não é novidade para ninguém que a Apple sabe muito bem o que está a fazer quando o tema é o design e produção de chips Arm para os seus aparelhos móveis. No entanto, com o Apple A15 Bionic, não eram esperadas grandes melhorias no campo da performance, como vários testes confirmaram, mas…

Processador do iPhone 13 é melhor do que o esperado!

Portanto, o SoC que equipa a totalidade dos novos aparelhos móveis da Apple, é mesmo melhor do que aquilo que muito boa gente estava à espera. Tudo graças às melhorias no uso de novas microarquiteturas para os núcleos de alta performance e alta eficiência do novo SoC.

Afinal de contas, além de o aumento, que na verdade, não é muito significativo, a Apple foi também capaz de melhorar a eficiência energética em quase 17%, nos estados de pico de consumo, relativamente ao A14 Bionic do ano passado. Além disto, o Apple A15 Bionic é também capaz de chegar a uma frequência significativamente superior (3240 MHz), em vez dos 2998 MHz do ano passado. Uma tendência que voltamos a ver nos núcleos de processamento focados na eficiência, com a frequência a subir de 1823 MHz para 2016 MHz.

Além de tudo isto, uma melhoria no sistema de cache também ajudou a melhorar o desempenho do SoC. Afinal, agora temos 32MB de memória cache, em vez de “apenas” 16MB. Desta forma, o sistema é capaz de aceder durante mais tempo à cache, em vez de ter de aceder à memória DRAM3.

Entretanto, no campo gráfico, o GPU é melhor do que aquilo que a própria Apple afirma! Com uma performance 62% superior ao que podemos ver no Snapdragon 888 do mundo Android.

Assim, apesar do facto de o salto de performance não ter sido super significativo, a Apple foi mesmo capaz de mudar muita coisa, para melhor.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados