A Apple lançou a primeira versão beta do próximo iOS 15.2 para programadores. Assim este update chega com alterações e otimizações feitas a pensar na privacidade e segurança. Na prática são muitas coisas que a Apple prometeu durante a apresentação do iOS 15 no WWDC21. Relatórios de privacidade das apps e a segurança das comunicações são alguns dos pontos fortes desta versão que estará disponível para o público dentro de um mês ou dois.
Apple iOS 15.2: todas as novidades da nova versão!
Relatório de Privacidade das Apps
O App de Relatório de Privacidade é uma das 15 adições do iOS que a Apple mostrou no WWDC. Assim é uma nova funcionalidade de privacidade que foi desenvolvida para permitir que os utilizadores vejam com que frequência as aplicações acederam às suas informações sensíveis, como localização, fotos, câmara, microfone e contactos ao longo dos últimos sete dias.
Entretanto também está configurado para mostrar quais as aplicações que contactaram outros domínios e como recentemente as contactaram.
O Relatório de Privacidade da App está disponível através da app Definições.
SOS
A função que permite chamar os serviços de emergência com uma série de botões, foi atualizada no iOS 15.2. Agora pode premir o botão lateral rapidamente várias vezes para iniciar, ou premir o botão lateral e o botão de volume em conjunto.
Resumo de notificações
Como revelado no Reddit, o Resumo das Notificações tem assim um novo visual que torna a visualização mais rápida.
Mais segurança nas comunicações
Entretanto esta funcionalidade está na aplicação Mensagens do iPhone, iPad e Mac, e alerta as crianças e os seus pais quando chegarem fotos explícitas.
A Apple quer garantir ao máximo a privacidade dos utilizadores. Mas ao mesmo tempo também quer proteger todos aqueles que possam estar a passar por problemas, sobretudo se forem crianças. Dito isto, está a preparar um sistema que vai analisar as fotografias que temos no nosso iPhone. Se encontrar algumas fotos suspeitas irá notificar a polícia. Escusado será dizer que a partir desse momento as pessoas podem estar a meter-se em vários problemas. No entanto, esta questão tem dois lados. Por um lado vai ajudar a proteger as crianças de abusos. Mas por outro há que considerar os falsos positivos que podem estar associados a este sistema de fotos do iPhone da Apple.