Odeia ter de se lembrar de 300 passwords diferentes, para 300 contas diferentes? Ou usa a mesma password para tudo, e passa a sua vida com medo de que alguém lhe roube essa mesma pass, e lhe transforme a vida num inferno?
Pois bem, está a chegar a altura, em que vamos todos dizer adeus a esta forma de fazer log-in. Está pronto?
Apple, Google e Microsoft querem dizer adeus às passwords
Portanto, tivemos um anúncio durante o dia de ontem, naquilo que é um esforço conjunto entre a Apple, Google e Microsoft, de que as passwords têm mesmo os dias contados. Afinal de contas, estas três grandes empresas, que dominam grande parte do mundo mobile e desktop, estão a trabalhar de forma intensa, para implementar sistemas de autenticação sem password.
Ou seja, nos próximos tempos, as coisas vão mesmo mudar, em todas as plataformas e serviços de referência, onde claro está, temos de incluir os sistemas operativos Android, iOS, Windows, macOS, ChromeOS, etc…
Como é que poderá funcionar um mundo sem passwords?
Bem… Vai tudo andar à volta do nosso smartphone!
Vamos autenticar as nossas contas, a partir de um PIN, Padrão, ou simplesmente pela impressão digital, a partir do nosso aparelho móvel de referência (se tiver mais que um). Tudo graças à adoção de uma passkey (chave criptográfica), que é partilhada entre o smartphone e o serviço em questão.
A ideia aqui é que com a utilização de um aparelho físico, os utilizadores vão beneficiar da simplicidade. Mas também de uma melhoria de segurança em todo o sistema.
Afinal de contas, qualquer ataque vai necessitar de acesso a um aparelho físico. Além disso, sem password, não vai ser necessário lembrar-se de credenciais, que verdade seja dita, estão a ficar cada vez mais exigentes, e na grande maioria dos casos, têm de ser diferentes de plataforma para plataforma.
Quando é que vamos ver esta revolução?
Segundo a Apple, Google e Microsoft, a partir do próximo ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!