Apple, Google e Microsoft querem dizer adeus às passwords

Odeia ter de se lembrar de 300 passwords diferentes, para 300 contas diferentes? Ou usa a mesma password para tudo, e passa a sua vida com medo de que alguém lhe roube essa mesma pass, e lhe transforme a vida num inferno?

Pois bem, está a chegar a altura, em que vamos todos dizer adeus a esta forma de fazer log-in. Está pronto?

Apple, Google e Microsoft querem dizer adeus às passwords

Password

Portanto, tivemos um anúncio durante o dia de ontem, naquilo que é um esforço conjunto entre a Apple, Google e Microsoft, de que as passwords têm mesmo os dias contados. Afinal de contas, estas três grandes empresas, que dominam grande parte do mundo mobile e desktop, estão a trabalhar de forma intensa, para implementar sistemas de autenticação sem password.

Ou seja, nos próximos tempos, as coisas vão mesmo mudar, em todas as plataformas e serviços de referência, onde claro está, temos de incluir os sistemas operativos Android, iOS, Windows, macOS, ChromeOS, etc…

Como é que poderá funcionar um mundo sem passwords?

Bem… Vai tudo andar à volta do nosso smartphone!

Vamos autenticar as nossas contas, a partir de um PIN, Padrão, ou simplesmente pela impressão digital, a partir do nosso aparelho móvel de referência (se tiver mais que um). Tudo graças à adoção de uma passkey (chave criptográfica), que é partilhada entre o smartphone e o serviço em questão.

A ideia aqui é que com a utilização de um aparelho físico, os utilizadores vão beneficiar da simplicidade. Mas também de uma melhoria de segurança em todo o sistema.

Afinal de contas, qualquer ataque vai necessitar de acesso a um aparelho físico. Além disso, sem password, não vai ser necessário lembrar-se de credenciais, que verdade seja dita, estão a ficar cada vez mais exigentes, e na grande maioria dos casos, têm de ser diferentes de plataforma para plataforma.

Quando é que vamos ver esta revolução?

Segundo a Apple, Google e Microsoft, a partir do próximo ano.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.