Não faço ideia se assistiu à apresentação da Apple da passada segunda-feira, especialmente porque a forma como estas apresentações são feitas continua a ficar cada vez mais estranha. Mas, foi aqui que a Apple apresentou muitos dos seus produtos! Com a grande maioria dos holofotes a ficarem focados nos iPhone 16, especialmente nos mais desejados (e mais caros) modelos Pro.
Pois bem, foi na parte dos iPhone 16 que alguns utilizadores repararam em coisas que não fizeram muito sentido. É que a Apple andou a fazer comparações consigo mesma, porém, a ter como base produtos com 2 anos (ou mais) em cima.
Apple fez comparações com 2 anos de idade. Estranho?
Portanto, quando os novos iPhone 16 foram anunciados, uma das grandes novidades apareceu na forma do SoC A18, um chip agora produzido a partir do processo de 3nm mais avançado que a TSMC tem para oferecer. Não é o mesmo exato processo que deu vida aos Apple A17 Pro dos iPhone 15 Pro e Pro Max do ano passado, mas… É muito parecido.
Isto é importante porquê? Bem, no ano passado, apenas os modelos Pro tiveram acesso ao “tratamento” de 3nm. Agora, em 2024, todos os iPhone 16 têm acesso às linhas mais avançadas da TSMC. Porém, isto também parece evidenciar que as diferenças entre o SoC A17 Pro de 2023, e os novos A18 e A18 Pro de 2024 são… Bem… Muito pequenas!
Sendo exatamente por isso que a Apple preferiu comparar a performance dos novos iPhone 16, com a gama iPhone 14, 13 e por vezes até 12.
Ou seja, a Apple preferiu não comparar os seus novos processadores, com o A17 Pro do ano passado, porque, desta forma, ficaria aparente que as diferenças são completamente irrisórias. (Algo que é novidade para… Absolutamente ninguém!)
O que muda afinal para a Apple?
Bem, as linhas de 3nm que vão dar origem aos novos A18 e A18 Pro não são as mesmas que serviram de base ao A17 Pro do ano passado. Existem algumas melhorias. Por isso, cada chip vai sair agora mais barato, é um pouco mais eficiente, e traz também várias correções para controlar o aquecimento.
Mas, as coisas ficam por aqui!
Vai ser mesmo muito interessante ver comparativos entre os modelos Pro do ano passado, e as novas versões de 2024. Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.