Apple – Estagiário roubou código fonte do iOS

43949
0
Share:

Esta semana, ficámos a saber que parte do código fonte do iOS da Apple, o iBoot foi tornado público no GitHub, mas parece que este leak é mais extenso do que se pensava

Apple iBoot Código Fonte iBoot leak

Um estagiário roubou o código fonte dos escritórios da Apple, distribuindo-o por um pequeno grupo de cinco amigos envolvidos na comunidade de Jailbreak do iOS, numa tentativa de os ajudar nas suas tentativas de entrar no sistema fechado da Apple.

O antigo funcionário da empresa, de acordo com um dos indivíduos que faz parte do grupo de amigos, levou vários tipos de ferramentas internas, incluindo código fonte adicional que aparentemente não foi incluído no leak original.

O plano era para que o código ficasse apenas dentro do grupo restrito de cinco amigos, mas parece que um deles o espalhou algures no fim de 2017

Apple iBoot Código Fonte iBoot leak

Este leak foi eventualmente publicado num grupo da plataforma Discord, com posterior partilha no Reddit, apesar da equipa de moderadores estar atenta ao apagar a publicação quase imediatamente.

LER MAIS
Utiliza o Spotify? Então tem de conhecer o Spotify Connect

Chegamos assim aos eventos actuais, com a partilha no GitHub esta semana, algo que escalou as coisas, com a Apple a ordenar a remoção do código da plataforma, com uma fonte da empresa a confirmar que esta já sabia do leak meses antes deste ser público.

Problemas de segurança ?

A Apple pelos vistos não está muito preocupada com potenciais problemas de segurança que este código possa trazer, visto que é um código antigo com 3 anos, afirmando ainda que a segurança dos seus produtos não depende do sigilo do seu código fonte.


E vocês, o que acham ? Têm interesse num futuro Jailbreak do iOS da Apple ?

Pessoalmente, tenho Jailbreak no meu iPhone 6s com iOS 10.2, oferecendo aquilo que por ventura falta neste Sistema Operativo…

Um pouco mais de abertura, maior customização da interface, basicamente algumas das vantagens do Android, sem as desvantagens inerentes.

Share:
Nuno Miguel Oliveira

O que acha disto?