Nenhuma grande fabricante lidera o seu mercado sem bom planeamento e sem boa execução. A Apple já anda a brincar à tecnologia há muitos e bons anos, e como tal, os seus processos são pura e simplesmente incríveis.
Prova disso é o planeamento que chegou agora cá fora, a mencionar os SoC A18 e A19 para os iPhone do futuro, bem como os SoC M4 e M5 para os Mac do futuro.
Apple está muito à frente da sua competição!
Portanto, sabe o que isto significa? Os planos para os próximos processadores Apple estão finalizados e apenas à espera de serem postos em prática. Além disso, como deve imaginar, isto é apenas a ponta do iceberg, qualquer gigante do mundo da tecnologia tem montes de “coisinhas” interessantes escondidas de baixo da manga.
Dito isto, o SoC A17 Bionic de 3nm vai voltar a atirar a Apple para a liderança isolada no campo da performance e eficiência no mundo mobile. O mesmo deverá acontecer nos computadores desktop e portáteis.
Entretanto, é também preciso salientar que estes produtos devem ser produzidos nas linhas de 2nm da TSMC. Naquilo que deverá ser uma repetição da atual exclusividade que a Apple está a aproveitar em 2023, e deve durar quase todo o ano de 2024. Ou seja, a Apple não só tem o planeamento feito, como as parcerias bem fechadas.
Porém, estes planos ambiciosos podem também significar que a tendência de encarecimento que parece estar a reinar no mundo mobile veio para ficar! Especialmente na parte da Apple. Os 3nm são caros e por isso vamos ver uma gama iPhone 15 mais cara. Os 2nm vão ser ainda mais complexos e mais caros, por isso, pode esperar um outro aumento em 2024 ou 2025.