O WhatsApp é uma das melhores aplicações para se manter em contacto com amigos e família. Entretanto tem vindo a receber muitas novidades nos últimos tempos. No entanto, os programadores da Meta têm-se concentrado principalmente em aspetos funcionais nas atualizações recentes. Já a formatação de texto tem sido visivelmente negligenciada desde 2017. Para resolver finalmente esse problema, o WhatsApp está a trabalhar em algumas novas opções de formatação de texto. Também no melhor suporte de edição de mensagens. Ou seja, o WhatsApp quer ter um verdadeiro editor de texto!
WhatsApp quer ter um verdadeiro editor de texto! Boa ideia?
Em 2016, o WhatsApp introduziu ferramentas de formatação. São exemplo disso o negrito ou itálico para texto na aplicação. Tudo para que possa dar ênfase a aspetos específicos, criar subtítulos e redigir texto conforme necessário. Mais tarde nesse ano, chegou a opção normalmente utilizada para formatar fragmentos de código. Em 2017, os programadores lançaram uma pequena atualização que incluía todas estas opções na barra de ferramentas de texto flutuante onde se encontram atualmente. Desde então, o WhatsApp tem feito pouco para manter as ferramentas de formatação atualizadas. Já outros como o Telegram, o Discord e o Slack adiantaram-se.
Felizmente, o WABetaInfo descobriu que o WhatsApp está a recuperar este atraso. Isto com suporte para formatação de bloco de código, bloco de citação e lista com marcadores. As funcionalidades foram vistas na última versão beta do WhatsApp Desktop. No entanto há uma boa hipótese de chegarem às versões para Android e iOS.
Na prática a formatação de bloco de código mostra o texto dentro de uma janela de cor ligeiramente diferente, como no Slack.
Os blocos de citação podem ser usados para citar uma parte específica de um artigo ou mensagem do WhatsApp com link, para que o destinatário da mensagem entenda melhor o contexto. Em comparação com a atual funcionalidade de citação de mensagens, os blocos de citação podem ser excelentes para responder a segmentos de uma mensagem em vez do texto completo. Por último, as listas com marcadores são valiosas para quem gosta de fazer anotações no WhatsApp e se recusa a a instalar uma aplicação dedicada e preferem a opção de mensagens automáticas do WhatsApp.
No entanto, o WhatsApp ainda não parece ter desenvolvido listas numeradas, entre outras, apesar de as aplicações rivais terem estas opções.
Para além desta novidade o WhatsApp já começou a disponibilizar a possibilidade de editar legendas para anexos, tanto no Android como no iOS.
Pode editar as legendas tal como uma mensagem normal. A funcionalidade está disponível até 15 minutos depois de enviar uma fotografia, vídeo, GIF ou documento com uma legenda.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!