Num mundo cada vez mais focado na reutilização de recursos, seria de esperar que a reparação e recuperação de aparelhos fosse algo importante para as empresas. Mas não… Na opinião do CEO e fundador da iFixit, duas das maiores barreiras para a reparação de produtos está em duas das maiores gigantes da indústria tecnológica, ou seja, a Apple, a Samsung mas também a Microsoft.
Aliás, o CEO não teve qualquer medo de criticar abertamente estas três gigantes. Vamos por partes.
Apple, Samsung e Microsoft são uma barreira GIGANTE nas reparações
Portanto, segundo o CEO, a Apple, Samsung e Microsoft continuam a apostar em peças ‘non-standard’, e em designs pensados apenas para utilizar uma vez e deitar fora. O que claro está, traz toda uma nova camada de complexidade para o mundo das reparações de hardware. É uma prática com o único objetivo de maximizar margens de lucro e evitar que os consumidores tenham a possibilidade de reparar os seus aparelhos, e assim adiar a compra de novos smartphones, portáteis, etc…
Mas eis o que o CEO teve a dizer:
- “As fabricantes estão a cortar-nos as pernas, estão a limitar a nossa capacidade de comprar peças. Por exemplo, a alemã Varta (fabricante de Baterias) vende células para várias empresas, incluindo a Samsung, que usa estas baterias nos seus Galaxy Buds. No entanto, se quisermos comprar as mesmas baterias à Varta, eles dizem que não podem, que o contrato com a Samsung não o permite. Este tipo de prática é cada vez mais normal no mercado.”
Além disto, segundo o CEO, a Apple também insiste em utilizar peças completamente fora do normal, de forma a limitar o raio de ação dos reparadores não oficiais. A ideia aqui passa por reparar tudo in-house, ou convencer os consumidores a comprar novo.
“A Apple é um excelente exemplo desta prática. Existe um chip responsável pelo carregamento do MacBook Pro… Em que existe uma versão ‘standard’ do mesmo chip no mercado, mas também existe a versão Apple, que é quase igual, com algumas mudanças para funcionar apenas e só neste computador. E claro, a fabricante do chip está ‘locked’ no contrato com a Apple.”
Por fim, temos também a Microsoft, que recentemente levou uma pontuação de 0/10 na reparação do Surface Laptop. Ou seja, uma máquina que é quase impossível de reparar, graças a algumas escolhas estranhas da empresa. Como o facto de a bateria estar colada, bem como de vários espaços do portátil estarem completamente fechados, sendo necessário cortar peças para lá chegar. Peças que posteriormente não podem ser reparadas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!