Sexta-feira, Julho 11, 2025

Apple cancelou planos de pôr câmaras em relógios. Porquê?

Como já dissemos várias vezes, existem várias fabricantes com muita vontade de começar a implementar câmaras em vários tipos de produtos, como é o caso da Apple com os AirPods e também com a sua muito popular gama de relógios Apple Watch.

Aliás, enquanto a ideia dos AirPods com câmaras ainda parece estar pelo menos 2 anos de distância, o Apple Watch já teve protótipos equipados com este componente. Sim, leste bem. Uma câmara… no pulso.

A ideia era lançar uma versão com este extra fotográfico até 2026, mas segundo a Bloomberg, o projeto foi agora oficialmente abandonado. Porquê? Simples… Não faz qualquer sentido.

Apple cancelou planos de pôr câmaras em relógios. Porquê?

review - redmi watch 5: está cada vez melhor (e maior)

Portanto, segundo o sempre muito conhecedor Mark Gurman, o plano era equipar tanto os modelos “normais” da série como também os mais caros e oremium Apple Watch Ultra com câmaras embutidas.

No caso dos modelos mais baratos, a câmara estaria integrada no ecrã. No Ultra, ficaria colocada na lateral, perto da Digital Crown e do botão lateral. A ideia era que os utilizadores pudessem apontar o relógio para objetos ou códigos QR com facilidade, especialmente no modelo mais espesso.

Mas, ninguém pediu isto…

huawei watch d2 (review) - É um relógio que quer ser médico ou enfermeiro rsacunho

A Apple podia estar a tentar apostar em “inteligência visual” para dar um novo uso ao relógio, mas o mais provável é que se tenha deparado com os problemas óbvios. Como é o maior consumo de bateria, dificuldades de integração e, acima de tudo, falta de utilidade real.

Além disso, a própria Apple parece ainda um pouco perdida quanto ao futuro da sua “Apple Intelligence”. Por isso, enquanto não acerta nessa frente, o foco devia continuar no que realmente interessa a quem compra um Apple Watch: as funcionalidades de saúde e autonomia da bateria.

Isto é especialmente verdade porque as vendas do Apple Watch têm abrandado. Uma tendência inversa ao resto do mercado. Dito tudo isto, uma câmara no pulso, por muito estranho que parece, nunca iria inverter essa tendência.

O que pode fazer a diferença é uma aposta real em sensores úteis, como medição de temperatura corporal, tensão arterial ou até glicose no sangue. Tudo coisinhas que estão a ser desenvolvidas pelas muitas rivais da Apple, como é o caso da Samsung e Huawei. Aliás, a Huawei tem feito coisas muito giras neste espaço, e como tal, tem voltado com muita força para o mundo mobile.

Felizmente, a Apple parece ter percebido a tempo que enfiar câmaras em tudo não é solução para tudo. Assim, neste caso, evitou-se um erro que só iria dar azo a funcionalidades inúteis e memes infindáveis sobre selfies de pulso.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também