App GOV.pt tem agora Faturas Sem Papel. O que é isto?

Se for como eu, e acha um absurdo receber uma recibo ou fatura em papel com um tamanho que mais parece um rolo de papel, algo que acontece de forma muito frequente em supermercados bem como na restauração. Documentos que, mesmo assim, acabam quase sempre por ficar perdidos no fundo da mochila ou algures dentro do carro.

Pois bem, eis que temos boas notícias.

App GOV.pt tem agora Faturas Sem Papel. O que é isto?

gov.id passou para gov.pt. agora só precisa de uma app!

Portanto, já é possível receber todas as tuas faturas com número de contribuinte diretamente no e-mail. O serviço chama-se “Faturas Sem Papel” e já está disponível no portal ePortugal, ou através da app GOV.pt (a antiga GOV.id).

Isto significa que vais poder dizer adeus aos papéis amarrotados dos supermercados, cafés, restaurantes e farmácias. Porém, apenas e só se os estabelecimentos usem software de faturação compatível. Se sim, tudo passa a cair no teu e-mail.

Como se adere?

É simples: só tens de te autenticar no ePortugal com a Chave Móvel Digital ou o teu Cartão de Cidadão. Ou através da app como dissemos em cima. Depois é ativar a funcionalidade e pronto. Depois, as faturas começam a chegar por e-mail, direitinhas para a tua caixa de entrada.

Porquê isto agora?

Simples. A ideia é reduzir o consumo de papel, baixar os custos, facilitar a organização (adeus pastas e envelopes) e acelerar todo o processo de emissão e receção de faturas. Algo que faz todo o sentido, porque é um desperdício gritante a quantidade de papel que se gasta, para muitas vezes ir direito para o lixo.

Vale a pena salientar que esta medida faz parte do programa Simplex, com o apoio do PRR, e foi desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...