Microsoft vai trazer apps Android para o Windows 10!

É verdade que já é possível executar aplicações Android em computadores com Windows 10 graças a emuladores como o Bluestacks. No entanto, em breve, estas aplicações podem deixar de ser necessárias. Tudo porque a Microsoft quer adicionar o suporte nativo para apps Android no Windows 10. Isto é sem dúvida uma grande notícia que mostra a aproximação crescente entre o mundo Windows e Android. Ou seja, exatamente o mesmo que a Apple vai fazer com o macOS e o iOS.

Microsoft vai trazer apps Android para o Windows 10!

O jornalista do Windows Central, Zac Bowden, avançou que a Microsoft está a considerar esta novidade já para 2021.

apps Android Windows

Não se sabe exatamente como é que a Microsoft vai implementar isto. Nem tão pouco se isto será na versão normal ou num Windows sobre ARM. A acontecer, até faz mais sentido esta última opção. É que a grande maioria das aplicações Android são desenvolvidas a pensar nos dispositivos ARM.

Muitas apps como o Gmail, Uber e outras exigem suporte dos Google Play Services. No entanto, não se sabe ao certo, se a Microsoft os vai disponbilizar, como refere o site Android Authority.

Enquanto não chega este suporte nativo para as apps Android no sistema operativo da Microsoft, há outra forma de as correr no Windows, mas para já necessita do Your Phone e um smartphone Samsung. Aliás neste campo até há uma novidade fresquinha.

De facto, nos updates mais recentes, o Your Phone não só permite usar as apps como ainda acedemos a tudo o que se passa no ecrã do smartphone.

apps Android Windows

Esta funcionalidade chegou primeiro aos smartphones Samsung. Agora evoluiu e até já permite correr múltiplas apps Android. Para além disso, um engenheiro da Microsoft confirmou que num update futuro os utilizadores vão poder redimensionar a janela das apps Android.

Atualmente, quando transmitimos uma app Android para o Windows 10, ela abre na mesma proporção do ecrã do smartphone. No futuro, elas vão-se adaptar dinamicamente ao tamanho da janela. Eventualmente também vai ser possível lançar apps em ecrã total.

Por exemplo, se abrir o Outook para Android no Windows, a app vai expandir-se para que possa ter acesso a todas as informações. Será de facto mais interessante se as aplicações puderem ter acesso a mais espaço.

apps Android Windows

Mas de que necessito para correr este sistema?

Bem, em primeiro lugar de um smartphone Samsung. Depois também é necessário o acesso ao WiFi Direct e a drivers próprios para ser possível o stream de apps. No entanto será também necessária uma ligação bluetooth com o smartphone. Isto pode ser um problema para alguns computadores de secretária.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também