Atenção! O na-nanana-nana já chegou ao YouTube Music!

A mais recente funcionalidade que chegou ao YouTube Music veio salvar-nos do tormento das canções esquecidas. Esta funcionalidade inovadora permite aos utilizadores identificar músicas cantarolando, cantando ou tocando a melodia. Foi inicialmente testada como parte de uma experiência no YouTube e está agora a ser alargada aos utilizadores do YouTube Music no Android.

Atenção! O na-nanana-nana já chegou ao YouTube Music!

Para aceder à funcionalidade que se chama “hum-to-search”, os utilizadores podem tocar no ícone de pesquisa da lupa no canto superior direito da aplicação YouTube Music. Juntamente com o ícone de microfone existente para a pesquisa por voz, os utilizadores encontrarão agora um novo ícone em forma de onda.

ao YouTube Music

Ao tocar neste ícone, abrirá uma página de pesquisa colorida que pede aos utilizadores para “Tocar, cantar ou cantarolar uma música”. A IA da Google fará então a sua magia, comparando os seus estilos vocais com a vasta biblioteca de músicas do YouTube Music.

Na maioria das vezes, acaba por encontrar uma correspondência, mostrando-lhe um resultado de pesquisa de página inteira. Os utilizadores podem então optar por reproduzir a música ou guardá-la na sua biblioteca para ouvir mais tarde. De acordo com a nossa experiência até agora, a funcionalidade funciona eficazmente para músicas em vários idiomas, incluindo inglês e potencialmente mais.

Embora o lançamento ainda esteja em curso e apareça atualmente para os utilizadores do Android com a versão 7.02 da aplicação, os utilizadores do iOS podem esperar juntar-se à festa do cantarolar em breve. Esta funcionalidade não é totalmente nova na família Google, tendo-se estreado na Pesquisa Google em 2020 e chegado à aplicação principal do YouTube no ano passado.

No entanto, a sua integração no YouTube Music é sem dúvida uma boa adição. Com isto acabou-se a agonia dos sons virais do TikTok ou a dificuldade em recordar o nome daquela música de um filme. Porque, sejamos realistas, por vezes a única letra de que se lembra é “na-nanana-nana”.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados