Alguém está a fazer-se passar por si nas redes sociais! Faça isto

Viu alguém a fazer-se passar por si nas redes sociais ou foi informado disso por um dos seus amigos? Em caso afirmativo, deve tomar medidas imediatas para evitar que o impostor engane os seus contatos ou prejudique a sua reputação. Eis o que tem de fazer se alguém está a fazer-se passar por si nas redes sociais.

Alguém está a fazer-se passar por si nas redes sociais! Faça isto

Recolha provas da falsificação de identidade

Em primeiro lugar, reúna provas da falsificação de identidade tirando capturas de ecrã do perfil falso, das publicações feitas através dele e de qualquer outra atividade que demonstre a falsificação de identidade. Copie o URL do perfil ou das publicações, juntamente com o nome de utilizador ou o identificador da conta.

pagar para o Instagram, perseguido no Instagram, perfil igual no Facebook, facebook morte num acidente, facebook, instagram, whatsapp, WhatsApp para Android tem mais, mensagens do Instagram

Estas provas ajudarão a provar a usurpação de identidade e a restaurar a sua reputação, caso esta tenha sido manchada. Também será útil se decidir intentar uma ação judicial contra o infrator e ajudar as autoridades na sua investigação. Por isso, recolha o máximo de provas que puder.

Os imitadores bloqueiam frequentemente a conta principal da pessoa que estão a imitar. Se a sua conta principal estiver bloqueada, peça ajuda a um amigo ou crie uma conta temporária para recolher provas.

Denuncie o perfil falso

Assim que tiver reunido as provas, denuncie o imitador à plataforma de redes sociais onde está a ocorrer a imitação. O processo de denúncia varia consoante a plataforma.

Informe os seus amigos sobre a falsificação de identidade

Em seguida, crie uma publicação que partilhe as provas da falsificação de identidade e marque os seus amigos para que saibam que está a circular um perfil falso com a sua identidade. Isto ajudará a protegê-los de serem vítimas do burlão, que pode tentar pedir ajuda financeira ou obter informações confidenciais em seu nome.

Além disso, adicione a publicação à sua história ou estado para obter maior visibilidade. Desta forma, pode saber quais os seus amigos que têm conhecimento da falsificação de identidade.

Envie uma mensagem de aviso aos seus contactos

Para os amigos que possam não ver a sua publicação ou história, envie uma mensagem direta a explicar a situação. Desta forma, receberão uma notificação instantânea e é mais provável que verifiquem a mensagem rapidamente. Na mensagem, avise-os para ignorarem quaisquer mensagens do impostor e para verificarem a autenticidade do perfil antes de responderem a qualquer texto da sua parte.

Se o impostor tiver adicionado alguns dos seus contatos como amigos, certifique-se de que envia esta mensagem primeiro a esses contatos. Pode sempre levar as coisas para fora da rede social em questão e enviar uma mensagem de texto ou telefonar às pessoas.

Reveja o perfil do impostor

Em seguida, analise cuidadosamente todas as publicações que o impostor partilhou. Percorra as secções de comentários dessas publicações e veja quais dos seus amigos interagiram com elas. Examine as conversas e anote tudo o que possa prejudicar a sua reputação ou a sua relação com esses contatos.

Instagram publicar no passado, Snapchat câmara dupla, doar através do instagram, passar por si nas redes sociais

Depois, contacte essas pessoas individualmente e explique a situação, esclarecendo que não foi você que fez esses comentários. Isto irá restaurar a sua reputação se os seus amigos duvidarem que fez esses comentários inadequados e ajudará a manter a sua relação intacta com eles.

Apresente queixa às autoridades policiais

Se descobrir que o impostor enganou um dos seus contactos, convencendo-o a enviar dinheiro ou a partilhar informações confidenciais fazendo-se passar por si, denuncie esta fraude ou às autoridades policiais. Recolha provas junto das pessoas afetadas, junte-as às provas que já reuniu e apresente-as às autoridades competentes.

Se a pessoa que se fez passar por si não cometeu qualquer fraude ou não enganou ninguém, não é necessário envolver as autoridades policiais. Em vez disso, basta denunciar o perfil que se faz passar por si à plataforma de redes sociais e alertar os seus contactos sobre o impostor.

Faça o acompanhamento

Mantenha-se atento à situação, verificando se a plataforma de redes sociais retira o perfil. Se não vir qualquer ação contra eles durante algumas semanas, denuncie-os novamente. Monitorize a sua atividade até que a conta seja removida. Além disso, procure regularmente perfis que partilhem o seu nome para evitar que o burlão crie uma nova conta para se fazer passar por si novamente.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados