Antivírus: o nome que devia mesmo acabar em 2021!

A tecnologia está a evoluir a olhos vistos. Se por um lado isto é bom, uma vez que os nossos dispositivos têm cada vez mais funcionalidades, por outro lado é mau. É que as ameaças vão-se tornando cada vez mais perigosas. Claro que os sistemas operativos que temos no computador, estão cada vez mais preparados para lidar com as ameaças. Afinal de contas, o Windows 10 até proteção contra ransomware tem. Mas será que tudo isto significa que já não é necessário qualquer antivírus instalado em 2021? Depende da designação que lhe atribuirmos.

Antivírus 2021

Antivírus: o nome que devia mesmo acabar em 2021!

De entre as várias coisas que já fiz na vida, trabalhei alguns anos numa empresa dedicada à segurança informática. Ora foi nela que me apercebi de duas coisas. A primeira é que as ameaças espreitam a cada esquina. A segunda é que os antivírus fazem muito mais do que detetar as simples ameaças, como se passava a alguns anos.

Antivírus 2021

É por isso que considero que a nome antivírus está completamente desatualizado. Isto porque o campo das ameaças informáticas já não se resume aqueles programinhas que entram no computador, podem formatar o disco, ou alterar o papel de parede. As ameaças são bem diferentes e sofisticadas.

Não basta ter cuidado

A maioria das pessoas tem alguns cuidados quando navega na Internet. Visitam sites com uma elevada reputação e apenas fazem downloads da loja da Microsoft. No entanto, isto pode não servir de nada. Ou aliás serve muito pouco. Nunca se está seguro quando está online. É quase como andar de mota sem capacete. Existe o potencial para o desastre.

Preciso de instalar um antivírus em 2021 considerando que o Windows até já tem um? 

Antivírus 2021

Precisa mas não se fique apenas pelo antivírus. Tem de apostar numa solução de segurança completa que o proteja realmente quando está online.

Na realidade não será só para para vírus, mas sim para todas as outras ameaças que podem roubar tudo o que está no seu PC. No meu caso e por muitos cuidados que tenha já tive situações em que se não tivesse uma solução de Internet Security as coisas tinham-se complicado.

É por esse motivo que as empresas têm de acabar com o termo antivírus e chamarem-lhe no mínimo anti-malware. É um termo muito mais atualizado e que demonstra bem as capacidades daquilo que estão a vender. Uma solução que é capaz de proteger os computadores das ameaças normais mas também de todas as outras muito mais complexas.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também