Inicio Especiais Anti-Vírus em 2020? Ainda é necessário? (PC e Smartphone)

Anti-Vírus em 2020? Ainda é necessário? (PC e Smartphone)

Anti-Vírus ainda faz sentido em 2020? Estamos seguramente a falar de um tipo de software super popular no mercado, que continua a fazer rios de dinheiro para as muitas empresas especializadas em segurança informática.

No entanto, com o cada vez maior foco na segurança dos muitos sistemas operativos do mercado como é o Windows 10, mas também nos gigante do mundo mobile iOS e Android, levanta-se uma questão… Em 2020, ainda faz sentido usar um software anti-vírus?

Anti-Vírus em 2020? Ainda é necessário? (PC e Smartphone)

Anti-Vírus

Se estivermos a pensar num utilizador ‘normal’, talvez faça sentido ter uma solução de segurança séria implementada em todas as máquinas do seu dia-a-dia. Contudo, se está preocupado com o seu iPhone, pode estar descansado. É que o iOS foi pensado desde a sua base para manter afastados todos os ataques que possam ameaçar a privacidade do utilizador. Além disso, a loja de aplicações AppStore, é também muito bem controlada, especialmente quando a comparamos com a Play Store da Google.

Similarmente, no mundo do macOS, a existência de um anti-vírus é ainda mais rara. Ainda assim, o número de vírus é cada vez maior no mundo da Apple, e por isso, talvez comece a fazer sentido apostar numa solução de segurança. (Dependendo do utilizador, claro está)

Entretanto, no mundo Android, faz mais algum sentido ter algum tipo de proteção, por ser uma plataforma muito mais aberta em relação ao rival iOS da Apple. Especialmente quando começamos a olhar para o número de aplicações maliciosas na loja oficial da Google (Play Store). De facto, o sistema operativo Android está muito exposto a ameaças, sendo que a maioria chega por email ou SMS. Basta um pouco de desatenção para instalarmos um ficheiro que pode realmente dar cabo da nossa vida e custar muito dinheiro.

Por fim, o caso do Windows é seguramente o mais complicado, com muitos dos especialistas a afirmarem que é quase sempre uma boa ideia ter um anti-vírus de qualidade atualizado.

No entanto, de forma bem curiosa, o Windows 10 já traz uma solução anti-vírus gratuita muito boa!

Anti-Vírus

Dito isto, a solução Windows Defender que já vem com o W10, é realmente extremamente capaz. Por isso, muitos utilizadores nem procuram solução adicionais. Ainda assim, tendo em conta o que tenho visto nestes muitos anos de suporte técnico, se tem poucas competências e gosta de clicar em tudo e mais alguma coisa, ter um bom anti-vírus é muito provavelmente obrigatório.

Para além disso há mais uma questão. Hoje em dia com as ameaças a ficarem cada vez mais sofisticadas, um simples antivírus não é o suficiente. É alias por este motivo que as soluções que existem no mercado estão a mudar. Dito isto, é necessário soluções multi-camada que protejam todos os vetores de entrada. Assim, se está indeciso em adquirir apenas um antivírus ou uma solução de Internet Security mais abrangente, a minha opinião é que opte pelo Internet Security. Mais vale prevenir do que remediar.

Conclusão

Na minha opinião, embora pareça que não seja necessário qualquer antivírus, como alguns especialistas da indústria advogam, ele faz falta. É verdade que os utilizadores mais experientes que sabem o que estão a fazer, mais dificilmente serão infectados. No entanto, como diz o ditado, no melhor pano cai a nódoa. Assim, basta um dia de stress para darmos um clique ou aceitarmos o que não devemos e pronto. Estamos entalados.

Se joga, domina os computadores e não quer estar a carregar o computador com uma solução pesada, pode fazer sentido contar apenas com o Windows Defender ou uma outra solução leve como esta. Contudo, se por outro lado trabalha diariamente com o computador, e precisa da segurança extra, uma solução de Internet Security é realmente essencial.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...

SmartThings Find: nunca mais vai perder nada da Samsung!

A Samsung lançou uma grande novidade chamada SmartThings Find. É um novo serviço que usa tecnologia de banda ultralarga (UWB) e Bluetooth de baixa...

Windows 10 recebe uma grande novidade para jogadores!

A primeira vez de que falámos desta novidade foi a 30 de setembro. Agora eis que deixou de ser um simples teste e chegou...