Android Q vai ter uma funcionalidade para salvar-vidas!


Por em

Android Q vai ter uma funcionalidade para salvar-vidas! No Google I/O deste ano foram revelados muitos pormenores importantes que vão chegar à próxima versão do sistema operativo mais popular do mundo. Neste campo, destaca-se logo o suporte nativo para dispositivos dobráveis. Tem também o modo escuro em todo o sistema e as respostas e sugestões inteligentes e outras funcionalidades.

Android Q vai ser um valioso aliado em caso de acidente

No entanto, para além destas novidades, os programadores descobriram outra novidade. Está presente no Android Q e não foi mencionada no evento. Dito isto, a equipa do XDA-Developers encontrou linhas de código no Android Q Beta 3, que fazem referência a uma funcionalidade automática de deteção de acidentes de carro.

Android Q vai

Assim, a versão beta tem uma aplicação escondida chamada Safety Hub. As strings de código da app sugerem que a detecção automática de acidentes vai chegar ao Android Q. Para além disso pode ser uma funcionalidade exclusiva dos Pixel.

Isto não é uma jogada estranha por parte da Google!

Este fabricante costuma introduzir algumas funcionalidades exclusivas para os seus equipamentos. Existem dois bons exemplos disso. O primeiro é o modo de visão noturna, incluído na app de câmara do Google. O segundo é o armazenamento ilimitado do Google Fotos para backups com qualidade original. Todos os outros têm de pagar. Claro que algumas funções dos Pixel acabam por chegar a outros equipamentos através  de algumas versões personalizadas. Isto aconteceu com o modo noturno, graças a uma app de câmara personalizada. Isto quer dizer que caso esta funcionalidade de deteção de acidentes funcione bem, poderá ser mais tarde portada para outros equipamentos.

Ainda não se sabe como é que o Android Q vai detetar os acidentes de automóvel. No entanto, é quase certo que deve reunir os dados de vários sensores no smartphone. Por exemplo, a Google pode utilizar os dados do GPS para determinar se estamos a conduzir, usar o acelerómetro para detectar quando ocorre uma paragem violenta e até confiar no microfone para captar o som do acidente. Depois de um acidente ser detetado, a aplicação Safety Hub pode alertar automaticamente os serviços de emergência ou alertar contactos selecionados.

Entretanto, as futuras versões beta do Android Q deverão revelar mais coisas neste sentido. Dito isto, só nos resta esperar.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Red Dead Redemption 2 a caminho do PC?

Xiaomi Mi Band 4: Primeiras imagens chegaram à Internet

Seguinte