Android ou iOS: estes são os smartphones mais atacados!

Ouvimos dizer várias vezes que os iPhones são muito mais seguros face aos smartphones Android. Por um lado é realmente verdade mas sobretudo porque a Apple tem um ecossistema muito mais fechado e nem permite a instalação de apps fora da loja oficial. Mas será que quando se trata de iOS ou Android os iPhones estão sujeitos a menos ataques?

Android ou iOS: estes são os smartphones mais atacados!

Uma empresa de segurança que desenvolve soluções de autenticação de dois fatores utilizou vários dados de pesquisa para perceber quais os smartphones que estão mais em perigo. De facto a plataforma analisou várias pesquisas feitas na internet que vão desde como atacar um smartphone android, até como contornar as defesas do iPhone. Mas foram analisados ainda muito mais coisas. De facto algumas mais curiosas. Como aceder ao iPhone da namorada?

A plataforma Rubion levou muito tempo a analisar os dados de pesquisa referentes a cada smartphone com o objetivo de perceber qual a plataforma a receber mais tentativas de ataque. As conclusões são muito interessantes!

Android ou iOS

Logo à partida e como se pode ver no gráfico acima existe mais interesse em atacar o sistema operativo Android do que o iOS. Aliás em 2021 existiram mais de 226 mil pesquisas sobre como atacar um smartphone Android. Isto deu cerca de 22 mil pesquisas por mês.

Em comparação, em 2021 e no que diz respeito ao iPhone, só ocorreram 19,200 pesquisas. Isto dá cerca de 1600 por mês. Ou seja um número bastante inferior.

Mas agora vamos a uns dados ainda mais interessantes. Quais são as marcas de smartphones que mais pessoas querem atacar?

A liderar a lista está o iPhone. De facto, ocorreram mais de 726 mil pesquisas relacionadas com isto em 2021.

Fora do mundo Apple e entrando no mundo Android também há pormenores interessantes.

Android ou iOS

Sendo a Samsung a marca que mais vende ao nível de smartphones Android seria de esperar que as pesquisas fossem uma loucura. No entanto, situaram-se nos 15 mil. No entanto pode haver uma explicação para isto. É que as pessoas tendem a procurar de uma forma mais genérica atacar smartphone Android.

Entretanto há muito pouco interesse em atacar equipamentos da Huawei, LG, Motorola, Nokia e Sony.

E quanto ao acesso ao smartphone do companheiro ou companheira. Quem é que é mais cusco?

As pessoas procuram treze vezes mais como atacar o smartphone do namorado do que atacar o smartphone da namorada. O mesmo com marido e mulher.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.