Android: microfone do smartphone não funciona? Resolva já

Recebeu um telefonema recentemente onde a outra pessoa mencionou que não o conseguia ouvir bem? É verdade que na maioria dos casos isto pode dever-se a uma má ligação ou a falhas na conectividade. No entanto, noutros, está relacionado com o microfone do seu smartphone Android. Assim esta falha pode dever-se tanto a hardware como a software. Vamos explicar-lhe como pode resolver.

Android: microfone do smartphone não funciona? Resolva já

O microfone pode ficar com problemas por uma grande variedade de razões, sendo o mais comum a sujidade. Assim se não limpa o seu smartphone regularmente talvez fique surpreendido ao ver a quantidade de sujidade acumulada.

android, jornalistas spyware ativistas, Android microfone smartphone

Outros problemas comuns em smartphones Android estão relacionados com atualizações de software e instalações de aplicações de terceiros. Estes tendem a reconfigurar ou desativar o microfone sem que se aperceba. O microfone também pode ficar danificado devido a problemas físicos, tais como avarias internas ou hardware danificado por manipulação indevida do seu smartphone.

Como saber se o microfone está com problemas?

Se suspeita que o seu microfone pode estar avariado é melhor testá-lo para ter certeza. Eis como fazê-lo.

- Advertisement -

A forma mais fácil de garantir que o seu microfone funciona é gravar a sua voz no smartphone e ouvir a gravação. Pode facilmente perceber se a sua voz soa distorcida para ajudá-lo a determinar o problema.

Android microfone smartphone

A maioria dos smartphones Android vem com um gravador de voz incorporado que pode usar. Se ainda não tiver um instalada, pode fazer o download de uma aplicação de gravador de voz, como o ASR Voice Recorder.

Gravador de áudio MP3
Gravador de áudio MP3
Developer: NLL APPS
Price: Free

Como resolver

Se confirmou que o seu microfone não está a funcionar corretamente agora temos de passar à solução.

Verifique se a capa está a causar problemas

Entretanto se utiliza uma capa no smartphone deve primeiro verificar se está a bloquear a porta do mesmo. Pode ser que o microfone esteja a funcionar bem, mas não é capaz de detectar a sua voz como deve ser.

Esta provavelmente não será a causa do problema se tiver comprado a sua capa diretamente à fabricante do smartphone. Mas, às vezes, outras capas mais baratas podem ter defeitos de fabrico e não colocar o buraco exatamente onde deveria estar.

Reinicie e verifique os updates

Às vezes, a solução mais fácil é a melhor solução. Reiniciar o seu smartphone atualiza o seu sistema limpando todos os processos e fechando aplicações. Pode ser uma solução rápida para o seu problema.

Se isto não funcionar verifique se há atualizações. Pode ter surgido algum update intermédio que criou esta situação.

Limpe o microfone

Se não limpar o smartphone de vez em quando, a sujidade pode acumular-se nas pequenas aberturas como a porta do microfone.

O seu microfone é um pequeno buraco ou outra porta localizada ao lado da saída USB, normalmente na parte inferior do seu smartphone. Assim pegue numa agulha fina ou num palito e use-o para limpar suavemente o microfone. A outra alternativa é soprar diretamente para ele, para remover todos os detritos acumulados.

Entretanto certifique-se que no caso do seu smartphone o microfone não está em qualquer outro local esquisito e se a câmara não o está a cobrir.

Configure as definições de som

Alguns smartphones Android vêm com uma funcionalidade chamada supressão de ruído ou redução de ruído. A supressão de ruído ajuda a reduzir o ruído de fundo quando está numa chamada ou a gravar um vídeo.

Assim experimente desativar e verifique se tem algum efeito.

Ela normalmente pode ser encontrada nas definições de chamadas.

Verifique se há alguma aplicação a interferir

As aplicações de terceiros são uma das maiores causas de mau funcionamento do smartphone. Desta forma, as aplicações que acedem ao microfone podem ser a causa dos seus problemas atuais. Para determinar se os problemas do seu microfone se devem ou não a uma aplicação de terceiros, deve executar o seu smartphone em modo de segurança. Isto desativa todas as aplicações de terceiros temporariamente.

Entretanto para entrar no modo de segurança na maioria dos novos dispositivos Android desligue o smartphone. Depois ligue-o e fique sempre a pressionar o botão de ligar/desligar.

Se deste modo o microfone ficar a funcionar bem há uma app que tem mesmo de retirar.

Se tudo correu bem o problema com o microfone do seu smartphone Android deve ficar resolvido.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.