Windows: como apagar ficheiros desnecessários no disco

Por vezes começamos a ficar com pouco espaço em disco e nem sequer nos apercebemos porquê. Afinal de contas o que ocupa tanto espaço no nosso SSD ou HDD se até temos pouca coisa instalada? Se temos o computador já há algum tempo e já passámos por vários updates a resposta pode estar em ficheiros desnecessários que enchem o disco do Windows.

Windows: como apagar ficheiros desnecessários no disco

Se estiver no Windows 11

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.

Windows 11 espaço PC, Windows ficheiros desnecessários

Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.

Windows 11 espaço PC

Agora aí procure pela secção recomendações de limpeza. Podemos ver, por exemplo, na imagem abaixo que podemos recuperar até 5GB de armazenamento.

Mais especificamente e quando carregamos nessa opção vemos de forma mais específica aquilo que está a ocupar espaço. Assim podemos limpar a instalação anterior do Windows, as transferências e o que está na reciclagem.

Windows ficheiros desnecessários

Claro que ainda podemos ver outras informações como os ficheiros grandes ou não utilizados e as aplicações não utilizadas.

Seja como for o que é mais importante aqui é a primeira parte. Se não pensa em voltar para o Windows 10 então comece por limpar as instalações anteriores do Windows. Afinal temos 6G ocupados. O mesmo com as transferências e reciclagens. Ganhamos quase 9GB de espaço.

No entanto se estiver mesmo aflito podemos dar uma volta pelas outras secções.

Com tudo selecionado é só darmos um clique na opção Limpar.

Windows ficheiros desnecessários

Depois vai surgir uma janela a alterar que os ficheiros selecionados e os respetivos dados serão eliminados de forma permanente. Aí é só darmos um clique em Continuar.

O processo será iniciado e podemos acompanhar o processo na janela de recomendações de limpeza. Entretanto podemos continuar a fazer as coisas no Windows.

Se estiver no Windows 10

Este é sempre o ponto de partida, ou seja, utilizarmos a aplicação por defeito do Windows para obtermos mais espaço em disco. Para acedermos basta utilizarmos a pesquisa do Windows e escrevermos Limpeza do Disco. Depois do lado direito é só darmos um clique em abrir.

Windows 10 espaço disco

Entretanto será pedido para escolhermos a drive que queremos limpar. A seguir é só indicarmos os tipos de ficheiros e talvez seja boa ideia darem um clique em Limpar ficheiros do sistema. Ora o que pode ser limpo com mais segurança são os ficheiros de programas transferidos, os ficheiros temporários de Internet, Miniaturas. Eventualmente poderá limpar também os ficheiros temporários. Se fizermos esta limpeza, neste caso, conseguimos libertar até 1.39 GB.

Windows 10 espaço disco, Windows 10 limpeza disco

Se escolheu limpeza de ficheiros de sistemas então vai aparecer mais um separador que caso contrário não estaria disponível. Na prática chama-se mais opções.

Agora pode ir à opção Restauro do sistema e cópias sombra e dar um clique em Limpar. Depois surge uma janela a perguntar se pretende eliminar tudo menos o ponto de restauro mais recente. Se não se importar clique em Eliminar. Mas atenção se precisar de voltar atrás por algum motivo só terá um ponto de restauro.

Remova aplicações que não utiliza para aumentar o espaço em disco do Windows 10

Por vezes existem aplicações que se vão acumulando no computador e que nem sequer utilizamos. Assim é boa ideia removermos o que está a mais. Mas só vale realmente a pena retirar-se o que ocupa bastante espaço. O resto pouca diferença fará.

Windows 10 limpeza disco

Assim na pesquisa do Windows escreva remover. Vai aparecer a opção adicionar ou remover programas. Depois é só dar um clique em abrir.

Agora e abaixo de aplicações e funcionalidades clique em Ordenar por e escolha tamanho. Agora é mais fácil vermos o que não nos interessa por tamanho.

Descobrir o que ocupa mesmo espaço no disco

Se por algum motivo o que já referimos anteriormente não ajudou então é boa ideia descobrirmos o que está a ocupar espaço no nosso computador. Assim temos de recorrer a uma app que nos diga o que se passa no PC. Uma excelente opção é o WinDirStat.

Windows ficheiros desnecessários

Nessa altura o nosso disco será analisado e vamos ficar a perceber o que ocupa mais espaço. Assim, limpar será muito mais fácil.

Limpar ficheiros temporários

A ferramenta de limpeza do Windows é muito útil. No entanto não é tão poderosa como devia. Assim para uma limpeza mais intensiva talvez seja boa ideia utilizar o CCleaner. Mas atenção. Faça a instalação com muito cuidado. É que caso contrário pode instalar uma aplicação desnecessária que o CCleaner tenta colocar no seu computador.

Windows ficheiros desnecessários

Reduzir a quantidade de espaço utilizada pelo restauro do sistema

Se o Restauro do Sistema está a criar problemas no espaço de armazenamento devido aos múltiplos pontos de restauro então pode reduzir o espaço alocado para este efeito.

Windows ficheiros desnecessários

Assim na pesquisa do Windows escreva ponto de restauro. A seguir escolha a unidade e na nova janela poderá configurar em baixo o espaço em disco utilizado para esta função.

Utilizando as dicas acima vai-se ver livre de ficheiros desnecessários tanto no Windows 11 como no 10.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados