Android: transforme o smartphone sem gastar dinheiro

Não estamos propriamente numa altura para grandes gastos. No entanto, isso não significa que não seja possível dar uma nova vida ao smartphone. Especialmente porque todos gostamos de mudar. Dito isto, vamos dizer-lhe como pode transformar completamente o seu smartphone Android sem gastar dinheiro.

Android: transforme o smartphone sem gastar dinheiro

Descarregue um novo launcher

Instalar um novo launcher no smartphone pode fazer toda a diferença e ficarmos com a sensação que até mudámos de equipamento. De facto, podemos passar a ter acesso a novas funções e sobretudo a um novo design gráfico. Na realidade é bastante interessante mudarmos o equipamento do nosso telemóvel e passarmos a ter acesso, por exemplo, a uma gaveta de aplicações para quem não tinha ou vermos as informações a passarem a ter outro aspeto.

- Publicidade -

Na realidade mudar o launcher é quase como trocarmos de smartphone.

Limpar aplicações

Com o tempo o nosso smartphone tende a ficar cheio e o que outrora fazia sentido em termos de apps, deixa de o fazer. É muito comum que as pessoas tenham várias aplicações no telemóvel que desempenham a mesma função. Nesta lista incluem-se o browser, apps de tomada de notas, aplicações de backup, aplicações de mensagens e muito mais. Mas se uma das aplicações for obviamente melhor, deve livrar-se da menos útil. Por exemplo, se utilizar um dispositivo Galaxy, tem de escolher entre a Samsung Internet e o Google Chrome como o browser. Desinstale o que não acha tão útil. Com isto ganha espaço e recursos.

smartphone android antigo

Entretanto um aparte. Mantenha-se afastado das apps que melhoram o desempenho. Isto porque não vai o seu smartphone ficar novo. Na realidade são capazes de fazer exatamente o oposto.

De facto, as apps que prometem limpar a memória ou fazer com que a bateria durem mais podem ter impacto no funcionamento do sistema operativo e fazer mais mal do que bem. As aplicações de limpeza de memória são redundantes porque muitos dos processos que param acabam por recomeçar automaticamente. Além disso, da próxima vez que abrir uma aplicação fechada à força, vai demorar mais tempo a carregar do que se não tivesse feito nada.

Desativar widgets antigos

É verdade que os Widgets são convenientes, no entanto podem atrasar o equipamento. Se realmente precisam deles, deixem-nos no ecrã principal. Caso contrário e se apenas lá estão por uma vertente estética livrem-se deles. Acreditam que o desempenho do vosso equipamento vai agradecer.

smartphone android antigo

Apague ficheiros que não são importantes

Com o tempo, o nosso smartphone fica cheio de imagens, vídeos, documentos, GIFs e muito mais. E muitas destas coisas, normalmente, não valem o espaço de armazenamento que ocupam. Se o seu armazenamento interno estiver cheio, irá afetar o desempenho geral do smartphone. Tudo porque não existe espaço para processar as funções sem problemas. Isto pode abrandar o equipamento.

Para evitar isto, é uma boa prática limpar profundamente os ficheiros do seu smartphone a cada três a seis meses. Quanto mais armazenamento puder limpar, melhor.

Mudar o wallpaper

Muitas vezes, algo tão simples como mudar o papel de parede pode fazer com que o seu smartphone pareça novo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.