(Android) Desapareceram 98% das apps que violam a sua privacidade!


Por em

A Google acabou de anunciar que 98% das aplicações que ficavam a ouvir ou a ler tudo o que fazia no seu smartphone, foram finalmente eliminadas da Play Store! Estamos a falar de números de 2019 que a própria empresa avançou.

Porquê 98!? Porque não 100%!?

É simples! Segundo a própria Google, as aplicações que ainda permanecem na Play Store apenas conseguem funcionar com acesso às chamadas e mensagens dos utilizadores. Ou seja, a sua funcionalidade está dependente destes recursos, porque foi para isto mesmo que foram criadas e o seu acesso é do conhecimento do utilizador.

Desaparecem 98% das aplicações que violam a sua privacidade no Mundo Android!

na Play Store

Portanto, caso não saiba, em Outubro de 2018 foi anunciado que a Google iria remover todas as aplicações que recolhiam informação privada como as SMS e Histórico de Chamadas sem uma razão aparente para o fazer.

Assim, a gigante da pesquisa ofereceu 90 dias para que os programadores conseguissem atualizar e adaptar as suas aplicações à nova política! Resultado? 98% das aplicações que precisavam de acesso a estes recursos acabaram removidas da Google Play Store, num cumprir da promessa da empresa no fim do ano de 2018.

Mas calma! Isto não quer dizer que a Google Play Store esteja agora completamente limpa…

Apesar das novas regras da Google, continuam a existir centenas de aplicações maliciosas na Play Store, que claro está, continuam a ter acesso indevido a informações privadas. Aliás, até temos alguns exemplos de apps que até roubam a identidade do utilizador.



Contudo, apesar de todas as aplicações ‘caçadas’ nos últimos tempos, a Google bloqueou cerca de 1.9 mil milhões de peças de malware. Num esforço que deverá subir de tom em 2020, num claro desejo de aproximação à qualidade que a Apple apresenta na sua App Store.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Há novidades acerca do novo Apple iPhone 12

Mais provas de que o design da PS5 vai mesmo ser um belo de um ‘V’!

Seguinte