Inicio Android Play Store - Tem alguma destas aplicações no seu Android? Remova já!

Play Store – Tem alguma destas aplicações no seu Android? Remova já!

Apesar de toda a rivalidade entre a Google Play Store e a Apple App Store, a verdade é que a Apple continua a fazer um trabalho muito melhor na identificação e eliminação de aplicações perigosas ou simplesmente pouco fiáveis.

Prova disso é o novo relatório da empresa de cyber-segurança BitDefender, que acabou de identificar 17 aplicações nocivas no ecossistema da Google. E se pensa que são aplicações que ninguém conhece, está muito engano… Estamos a falar de meio milhão de downloads entre todas elas!



Play Store: Tem alguma destas 17 aplicações no seu Android? Remova já!

Play Store -

Portanto, estamos a falar de 17 aplicações que utilizam várias técnicas para aceder à informação privada, de forma a vender para terceiros ou utilizar para mostrar anúncios publicitários baseados na localização e gostos do utilizador.

Afinal de contas, caso não saiba, os programadores deste tipo de aplicações têm tido bastante sucesso no uso de novos truques, para manter os seus projetos escondido do radar dos algoritmos de segurança da Google.

Claro que é verdade que a gigante da pesquisa investiu muito na proteção da sua plataforma, mas continua a ser demasiado fácil entrar na Play Store, pelo menos em comparação com o outro lado da barricada (A Apple App Store).

Por isso, desde que as aplicações consigam esconder as suas verdadeiras intenções, é provável que a Google tenha alguma dificuldade em ‘as apanhar’

A ideia é agarrar no código ‘mal comportado’ que a Google procura ativamente nas aplicações, espalhando-o por vários ficheiros. Além disto, também é crítico assegurar que a atividade principal da aplicação (descrita no resumo da Play Store) funciona perfeitamente. Tudo isto de forma a camuflar as verdadeiras intenções da equipa de programadores.

Entretanto, a Google já foi notificada pela BitDefender, e pelos vistos, as aplicações já estão a ser investigadas e ou removidas da plataforma. Por isso, se por acaso tiver uma destas apps instalada no seu smartphone, faça o favor de a remover o quanto antes:

  • Car Racing 2019
  • 4K Wallpaper (Background 4K Full HD)
  • Backgrounds 4K HD
  • QR Code Reader & Barcode Scanner Pro
  • File Manager Pro — Manager SD Card/Explorer
  • VMOWO City: Speed Racing 3D
  • Barcode Scanner
  • Screen Stream Mirroring
  • QR Code — Scan & Read a Barcode
  • Period Tracker — Cycle Ovulation Women’s
  • QR & Barcode Scan Reader
  • Wallpapers 4K, Backgrounds HD
  • Transfer Data Smart
  • Explorer File Manager
  • Today Weather Radar
  • Mobnet.io: Big Fish Frenzy
  • Clock LED

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Huawei Mate 40/Pro: as informações finais e a data de lançamento!

Têm chegado à Internet muitas informações sobre o Huawei Mate 40. Isto não é de estranhar. Afinal de contas é o próximo grande topo...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Vin Diesel virou cantor! Mas… e Fast And Furious?

Num ano completamente ofuscado pela pandemia de COVID-19, muitas foram as personalidades que se viram obrigadas a mudar o seu estilo de vida e...