Android: de quanto armazenamento preciso no smartphone?

Esta é uma questão que não é propriamente simples. Isto porque todos nós temos formas diferentes de utilizar o smartphone Android. Ainda assim, é possível termos uma ideia dos mínimos possíveis e dos máximos também. Pelo menos para tudo correr bem. Dito isto, vamos explicar-lhe de quando armazenamento precisa no seu smartphone Android! Para alguns pode ser uma surpresa. É que não passou assim tanto tempo desde que os 32GB eram mais do que suficientes. Escusado será dizer que agora dá para muito pouco.

Android: de quanto armazenamento preciso no smartphone?

O fim do slot para cartões microSD

De algum modo toda esta história da capacidade de armazenamento acaba por estar ligada ao desaparecimento do slot para cartões microSD. Pelo menos, nos smartphones topo de gama.

1tb microsd sandisk, Android armazenamento preciso

De facto a maioria dos smartphones de topo da atualidade não vêm com um slot para cartões microSD. É pena porque eram sem dúvida muito úteis. Isto porque não tínhamos de estar muito preocupados com a capacidade interna uma vez que a podíamos expandir. No entanto, tudo mudou e agora já é muito raro encontrá-los.

Sabe o motivo?

É que deste modo os fabricantes conseguem empurrar as pessoas para modelos mais caros e que vêm com maior capacidade de armazenamento. Muitas pessoas não se vão satisfazer com 64 ou 128GB do modelo base. Assim vão para a opção (mais cara) de 256GB. Sobretudo quando pensam ficar bastante tempo com o equipamento. Afinal de contas há que rentabilizar o investimento.

Android armazenamento preciso

128GB são suficientes?

128GB é o mínimo que pode conseguir em qualquer smartphone neste momento. Ou seja neste momento é a opção mais barata. Ainda assim, na prática, nunca conseguimos os 128. É que uma parte da memória interna total está reservada para o próprio sistema. Além disso, é aconselhável que não utilize todo o armazenamento e deixe algum espaço para o smartphone “respirar”. Com pouco espaço haverá problemas.

Android armazenamento preciso

Dito isto, na prática ficamos com 100GB para as nossas coisas. Embora pareça muito, o smartphone pode começar a encher rapidamente. Depois temos de andar sempre nas limpezas para conseguirmos guardar tudo e sobretudo instalar apps de maior dimensão.

Ainda assim para ter uma ideia é fácil calcular quantas fotos ou vídeos o seu smartphone pode armazenar. Por exemplo, assumindo um tamanho médio de ficheiro de 5MB pode guardar cerca de 20000 imagens com 100GB de armazenamento. Da mesma forma, um minuto de vídeo a 1080p e 30fps é aproximadamente 100MB, de modo que 100GB dão para cerca de 16 horas de vídeo.

e 256GB?

Mais uma vez isto depende do tipo de utilizador. 128GB é geralmente suficiente para a maioria das pessoas. No entanto será sempre melhor optar-se pelos 256GB. Pelo menos para termos alguma tranquilidade.

S22 Ultra

No entanto, para criadores de conteúdo ou para quem joga 256GB não são suficientes. Nestes casos vai precisar de mais espaço de armazenamento.

512GB é a aposta para o futuro

A maioria das pessoas nunca vai necessitar de 1TB de armazenamento nos seus smartphones. Isto é exclusivamente para power-users e sobretudo para quem gosta de filmar muito em 4K. Assim 512GB será sem dúvida a melhor opção para quem quer um smartphone que dure. Digamos que terá capacidade para uns 4 anos ou talvez até mais.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados