Android Auto: entre Google Maps e Waze esta é a melhor opção!

Para muitas pessoas, especialmente as que utilizam um veículo equipado com Android Auto, o Google Maps é normalmente a melhor opção quando se trata de navegação. O que talvez não saiba é que existe um forte concorrente, o Waze. Apesar de não vir pré-instalado nos dispositivos Android, o Waze é uma alternativa realmente forte ao Google Maps e é a melhor escolha para muitas pessoas. No entanto será a melhor? Entre o Google Maps e o Waze no Android Auto esta é a melhor opção!

Android Auto: entre Google Maps e Waze esta é a melhor opção!

Na sua essência, tanto o Waze como o Google Maps são basicamente a mesma aplicação. Isto porque ambos procuram a melhor forma de o levar de um local para outro. No entanto, os dois têm métodos diferentes para o fazer.

perigo no Google Maps

Ambas as aplicações levam-no para onde precisa de estar, mas notará que a aplicação Waze poderá levá-lo por algumas estradas desconhecidas. Isto deve-se ao facto de dar prioridade ao percurso mais rápido disponível, o que o torna perfeito para pessoas que procuram a velocidade acima de tudo. Isso é suficiente para o converter ao Waze? Não é assim tão simples.

O Waze leva vantagem na navegação

Quando introduz um destino no Google Maps e no Waze, obtém uma estimativa da hora de chegada de ambos. Se estiver a apanhar trânsito, o Google Maps informa-o de que existe um percurso alternativo disponível e pergunta-lhe se o quer seguir. O Waze atualizará automaticamente o seu percurso para garantir que se encontra no caminho mais rápido disponível.

- Advertisement -

Inclui informações de trânsito fáceis de ler que permitem saber antecipadamente quais os problemas com que se vai deparar. A aplicação pode, em última análise, conduzir as pessoas por estradas que não reconhecem de vez em quando, devido ao facto de encontrar sempre o caminho mais rápido. Para muitas pessoas, isso é perfeitamente aceitável, mas pode dar por si a perguntar-se porque é que, de repente, está numa rua pouco recomendável ou sai numa saída mais cedo do que o habitual.

É uma questão de preferência pessoal, mas não há dúvida de que o Waze é o vencedor quando se trata de navegação simples. Se é isso que procura, então a concorrência acabou. No entanto, há um pouco mais do que apenas a navegação.

Se estiver a introduzir um restaurante na aplicação Waze, obterá o caminho mais rápido para lá, mas não outras informações vitais. A aplicação Google Maps dá-lhe o horário de funcionamento, o número de telefone, as críticas e as fotografias. O Waze fornece as informações vitais na maior parte dos casos, mas não apresenta as opiniões dos utilizadores. Parece que os resultados podem até variar de um local para outro.

O Waze é bom se já estivermos familiarizados com a área, mas viajar para um novo local mostra as limitações – especialmente se estivermos a experimentar um restaurante.

Google Maps no Automóvel, ler mal o google maps

O Waze também pode distrair um pouco com a colocação de anúncios, alguns deles de grande dimensão. Já o Google Maps não tem nada do género. Os anúncios não aparecem durante a condução, o que não é motivo de preocupação, mas podem ser irritantes quando está a introduzir o seu destino.

Na realidade num frente a frente entre apps temos pelo menos um empate

O Waze tem uma vantagem clara na navegação, que é o que muitas pessoas valorizam mais enquanto conduzem. Embora o Google Maps o informe se há abrandamentos à frente, nem sempre lhe dá uma rota diferente a seguir e funciona mais como um aviso.

O Google Maps tem um grande reconhecimento do nome, e essa é uma grande razão pela qual muitas pessoas o utilizam. O que talvez não saiba é que o Waze partilha uma empresa-mãe com a Google, pelo que não estará propriamente a abandonar o ecossistema se o abandonar. Até é possível criar uma conta Waze com a sua conta Google, pelo que tudo lhe parecerá muito familiar.

Tendo em conta a simplicidade da configuração, experimente o Waze da próxima vez que estiver a conduzir e veja se gosta. O que perde em funcionalidades básicas de qualidade de vida, como críticas de restaurantes, é compensado pela superioridade da navegação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.