Connect with us

Android

Android 8.1 Oreo vai ajudar a poupar espaço nos smartphones

Bruno Fonseca

Publicado a

Apesar da versão Android 8.1 ainda não estar disponível, tem-se vindo a demonstrar que virá com atualizações muito interessantes. Depois se se ter falado da possibilidade de assinalar as aplicações que consomem energia excessiva e da possibilidade de envio de SMS a partir do Chromebook, eis que chegam mais informações acerca de uma função muito interessante que permite economizar espaço.

Esta caraterística foi descoberta por alguns utilizadores do XDA Developers na semana passada e consiste numa funcionalidade automática que é ativada quando o equipamento estiver com pouca memória. Na prática funciona através da limpeza da cache de aplicações que já não são utilizadas há algum tempo.

A cache inclui normalmente dados não essenciais, como imagens e o armazenamento de dados de utilização que contribuem para tornar a aplicação mais rápida e eficiente. Limpar estes dados em aplicações que normalmente não são utilizadas é uma ideia inteligente uma vez que pode ajudar a libertar algum espaço.

Mas afinal quanto espaço poderá poupar?

Esta questão não é fácil de responder uma vez que depende das aplicações e hábitos individuais. Muitas aplicações podem disponibilizar menos de 1MB de dados em cache, enquanto outros podem acumular muito mais. O Chrome, por exemplo, pode chegar a gerar 1GB de cache.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos