Encontrar o meu iPhone é uma das funcionalidades mais práticas que pode encontrar no iOS. Ajuda os utilizadores a localizarem os seus dispositivos Apple perdidos ou roubados, mesmo quando estão offline ou desligados. Embora a Apple só tenha adicionado a maioria destas funcionalidades seis anos depois de a Google ter lançado a sua aplicação Encontrar o meu dispositivo em 2013, a versão da Google tem sido muito mais simples. Agora tudo vai melhorar mas para isso o Android 15 vai obrigá-lo a ter o bluetooth sempre ligado!
Android 15 vai obrigá-lo a ter o bluetooth sempre ligado!
A Google está finalmente a preparar-se para adicionar a rede Find My Device (Encontrar o meu dispositivo) ao Android nos próximos dias. A funcionalidade irá basear-se nos sinais Bluetooth de potencialmente milhares de milhões de dispositivos Android. Tudo para localizar um dispositivo ou um acessório, mesmo quando este estiver offline. Mas há um senão. Conforme relatado pelo especialista em Android Mishaal Rahman para o site Android Authority, o Android 15 ativará automaticamente o Bluetooth de um dispositivo para ajudar a torná-lo visível para a rede Find My Device da Google.
Embora a Google tenha mantido uma posição reservada sobre o funcionamento da rede uma pesquisa nas versões de pré-visualização do Android 15 revelou algumas pistas sobre uma funcionalidade de “ativação automática do Bluetooth”. Quando um utilizador tenta desligar o Bluetooth através das Definições Rápidas do Android, aparece uma nova opção, provavelmente nas Definições do Bluetooth, que faz com que a funcionalidade “ligue automaticamente amanhã”.
O Bluetooth é necessário para que a rede Encontre o Meu Dispositivo no Android rastreie um dispositivo. No entanto, os utilizadores devem poder desligar o Bluetooth do seu dispositivo e ignorar a opção de ativação automática do Bluetooth. Nesse caso, o telemóvel não ajudará a localizar dispositivos Android perdidos ou roubados na nova rede, mas ajuda a prolongar a vida útil da bateria.
O código no Android Open Source Project (AOSP) também nos dá mais detalhes sobre a rede Find My Device da Google.
Espera-se que a funcionalidade seja lançada a sério com o Android 15. No entanto também pode estar disponível em versões anteriores, uma vez que a API não está restrita ao Android 15. Entretanto, as aplicações de terceiros não podem ativar o Bluetooth do seu dispositivo, uma vez que a funcionalidade está limitada às aplicações do sistema.
Como o roubo de smartphones continua a aumentar, é aconselhável sacrificar alguma percentagem da bateria do seu telemóvel para ativar esta nova funcionalidade. Afinal de contas, a rede Find My Device atualizada depende de outros telemóveis para localizar um telemóvel roubado que tenha ficado offline, por isso, se todos contribuírem com alguns miliamperes-hora para a causa, todos ganharemos com isso.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



