O Gmail não tem vindo a mudar significativamente uma vez que a base é a mesma. Mas a verdade é que tem recebido boas funcionalidades para manter os utilizadores interessados. Claro que algumas delas são mais úteis do que as outras. Mas todas têm a sua razão de ser. É exatamente o caso desta graças a um novo botão que está a chegar ao Gmail!
Atenção! Este é o novo botão que está a chegar ao Gmail! Já viu?
Uma das características mais comuns possibilitadas pela IA generativa é a funcionalidade de resumo, permitindo aos utilizadores obter resumos de artigos, documentos e até gravações de áudio e chamadas telefónicas. Assim parece que o Google se está a preparar para oferecer resumos de e-mail na aplicação Gmail.
O PiunikaWeb e o AssembleDebug relatam que a Google está a preparar um botão “resumir este e-mail” na aplicação Gmail no Android. Dicas relacionadas com esta função foram encontradas na versão 2024.03.31.621006929 da app Gmail.
É verdade que a Google já permite resumos de e-mails para quem usa o Gemini for Workspace. No entanto, a página de suporte da Google refere que esta funcionalidade só está disponível no ambiente de trabalho e está limitada a tópicos de correio eletrónico com mais de duas respostas, em vez de emails individuais. Esta é também obviamente uma funcionalidade para empresas, enquanto o botão “resumir este e-mail” está ostensivamente disponível para os consumidores.
No entanto, esta seria uma funcionalidade útil para o Gmail nos smartphones, especialmente para mensagens muito longas ou com muita informação. Seja como for é algo que vai também chegar aos telemóveis. Mesmo que inicialmente só esteja disponível nos Pixel.
Entretanto e já que falamos no Gmail tenha atenção a esta informação importante!
Os novos requisitos obrigatórios de autenticação de remetentes em massa são, alegadamente, a causa principal deste problema. Como resultado, alguns e-mails do Outlook enviados aos utilizadores do Gmail surgem como spam, dificultando assim a chegada da informação ao destinatário.
Estes novos requisitos chegaram para manter o spam, os ataques de phishing e o malware afastados. Espera-se que o Google implemente totalmente os requisitos em junho, como parte dos seus esforços mais amplos para fornecer aos utilizadores uma experiência de correio eletrónico suave, contínua e segura.
Nesse caso, poderá receber a seguinte mensagem a explicar por que razão a mensagem do Outlook chegou como spam na sua caixa de entrada:
“O servidor remoto devolveu uma mensagem detectada como spam -> 550 5.7.1 [[ Endereço de IP]] O Gmail detectou que esta mensagem é provavelmente suspeita devido à reputação muito baixa do domínio de envio. Para melhor proteger os nossos utilizadores do spam, bloqueámos a mensagem. Para obter mais informações, aceda a Porque é que o Gmail bloqueou as minhas mensagens?”
A Microsoft reconheceu o problema e indicou que o problema está a afetar alguns utilizadores com domínios Outlook.com, impedindo-os de enviar e-mails para o Gmail.
Esta não é a primeira vez que testemunhamos tal ocorrência. No ano passado, a Google disponibilizou uma função à muito esperada para os utilizadores do Gmail, permitindo que eles respondessem a e-mails usando emojis. A funcionalidade está limitada aos titulares de contas Gmail, o que impossibilita a sua utilização noutras contas, como o Outlook.
Entretanto a Microsoft tem tido a sua quota-parte de problemas com o Outlook. Desde utilizadores que indicam abertamente que odeiam o novo Outlook até à Microsoft que obriga os utilizadores a actualizarem a nova aplicação Outlook para Windows antes de esta substituir iminentemente as aplicações Mail e Calendário.