Android 14 faz uma grande exigência aos smartphones

É verdade que ainda passou muito pouco tempo desde que a Google lançou o Android 13. No entanto é claro que a empresa já está a trabalhar arduamente para preparar o Android 14. De acordo com as últimas descobertas, parece que o novo lançamento tornará o código AV1 obrigatório para todos os dispositivos. Este novo método de codificação de vídeo é muito mais eficiente do que outros sistemas e ajudará a salvar a largura de banda. Tudo sem sacrificar a qualidade. Mais do que isso, parece que alguns smartphones lançados com o Android 14 têm de suportar aplicações de 64 bits. Isto leva basicamente para o fim as aplicações apenas de 32 bits.

Android 14 faz uma grande exigência aos smartphones

Forçar todos os dispositivos a suportar o AV1 no Android 14 é algo realmente em grande. Entretanto pode reduzir os requisitos de largura de banda em diferentes serviços web. Por exemplo, o YouTube já usa o AV1 para tornar certas resoluções mais eficientes ao nível do streaming ao mesmo tempo que utiliza menos largura de banda.

Android 14 smartphones

A outra grande questão relacionada com o Android 14 é que os equipamentos com CPUs Armv9 serão forçados a suportar apenas aplicações de 64 bits. Os mais recentes processadores estão todos obrigados a fazer esta troca, com o Snapdragon 8 Gen 1 de 2021 a ser baseado na arquitetura Armv9. Entretanto e olhando para as informações na Internet isto até já acontece para o Pixel Tablet, que se espera que seja lançado com suporte apenas para 64 bits.

- Advertisement -

De facto, parece que a Google está finalmente a levar a sério o fim de aplicações 32 bits, um passo que a Apple já deu em 2017. A maioria das aplicações modernas já estão atualizadas para trabalhar em arquiteturas de 64 bits, pelo que esta mudança não deve prejudicar muito os utilizadores. Na verdade, 99% das aplicações na Play Store já estão atualizadas. Seja como for é o fim para alguns jogos mais antigos ou aplicações.

Com 2023 cada vez mais próximo provavelmente iremos ficar a saber muitas mais coisas sobre o novo lançamento. Isto antes que o Android 14 chegue até nós sob a forma de uma beta. Lembro que está prevista para chegar em abril desta vez.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.