A Samsung lançou o Galaxy S3 e o Galaxy Note 2 em 2012, e são dispositivos lendários por direito próprio. Naturalmente, estes dispositivos foram descontinuados há muito tempo e, se ainda estiver a utilizar um deles 12 anos depois, recomendamos a atualização para um smartphone Samsung mais recente. Seja como for, apesar de antigos não estão esquecidos. Dito isto, chegou o Android 14 para o Galaxy S3 e para o Galaxy Note 2, embora não oficialmente, mas por meio de uma ROM personalizada.
Chegou o Android 14 para o Galaxy S3 e para o Galaxy Note 2
Um programador de ROMs personalizadas publicou ROMs personalizadas do Lineage OS 21 para o Galaxy S3 e o Galaxy Note 2. Estas ROMs personalizadas baseiam-se no Android 14. O Lineage OS, em particular, é conhecido por pegar na experiência limpa do Android e fazer pequenas mas significativas modificações.
A última atualização oficial da Samsung para estes dispositivos antigos foi o Android 4.4 KitKat, com a interface TouchWiz no topo. Embora não seja possível obter o One UI nestes smartphones, é interessante que seja possível instalar a versão mais recente do Android com a ajuda da comunidade de programadores.
Uma vez que se trata de uma versão não oficial, existem alguns bugs (o que é de esperar em dispositivos com mais de uma década). Há alguns problemas de estabilidade e a encriptação do armazenamento não está a funcionar. Escusado será dizer que a ROM personalizada considera-se uma versão alfa e não deve ser instalada no seu dispositivo de uso diário.
Instalá-la no seu dispositivo é também um pouco mais complicado do que a atualização de software oficial normal. Primeiro, é necessário desbloquear o bootloader do telefone. Depois instalar uma recuperação personalizada como o TWRP através do Odin ou Heimdall. Por fim instalar (também conhecido como “flash”) esta ROM personalizada através do TWRP. A ROM personalizada também não chega com quaisquer aplicações Google, pelo que terá de instalar um pacote GApps depois de instalar a ROM personalizada.
Ainda assim, estes projectos orientados para os entusiastas mostram-nos que suportar um dispositivo durante muito tempo é menos um desafio de engenharia e mais uma decisão comercial.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!