(Análise) Xiaomi 14 Ultra – Finalmente… Não tem falhas!

A Xiaomi é uma fabricante extremamente interessante no mundo da tecnologia, porque tenta fazer tudo e mais alguma coisa, isto na quantidade quase inacreditável de gamas de produtos que tem para oferecer, ao mesmo tempo que tenta chegar aos bolsos de todo o tipo de consumidores… Ao mesmo tempo!

A história já nos mostrou, por mais que uma vez, que é quase impossível agradar a Gregos e a Troianos. Ainda assim, esta continua a ser a missão desta fabricante Chinesa a uma escala global.

Sendo exatamente por isso que os últimos anos têm sido estranhos, naquilo que tem sido uma Xiaomi com vontade de mudar a sua estratégia em vários campos, especialmente no lado mais Premium do mundo dos smartphones.

Aqui vale a pena salientar que, na minha opinião, a aposta não correu muito bem em 2023, naquilo que foi uma Xiaomi a perder a sua identidade, e por isso muita força… mas em 2024… Com o Ultra? Temos um concorrente a sério para smartphone do ano!

(Análise) Xiaomi 14 Ultra: Finalmente… Não tem falhas!

Xiaomi 14 Ultra

- Advertisement -

Especificações Técnicas

  • Ecrã: Ecrã AMOLED de 6.73″ // 120Hz LTPO // 20:9 // 1440 x 3200, 522 ppi // 3000 nits // LTPO
  • Processador: Snapdragon 8 Gen3
  • Memória: 16GB LPDDR5X
  • Armazenamento: 512GB UFS 4.0
  • Bateria: Bateria 5300mAh (típico) // 90W HyperCharge (carregador na caixa) // 80W wireless HyperCharge // 10W inverso
  • Peso e Dimensões: 220g // 161.4 x 75.3 x 9.2 mm
  • Câmaras:
    • 50 MP, f/1.6 or f/4.0, 23mm (wide), 1.0″-type, 1.6µm, multi-directional PDAF, Laser AF, OIS
    • 50 MP, f/2.5, 120mm (telefoto periscópica), 1/2.51″, Dual-Pixel PDAF (30cm – ∞), OIS, 5x zoom ótico
    • 50 MP, f/1.8, 75mm (telephoto), 1/2.51″, Dual-Pixel PDAF (10cm – ∞), OIS, 3.2x zoom ótico
    • 50 MP, f/1.8, 12mm, 122˚ (ultrawide), 1/2.51″, Dual-Pixel PDAF
    • TOF 3D, (profundidade)
    • Selfie: 32MP

Antes de mais nada, é preciso referenciar que este Xiaomi 14 Ultra não é apenas importante para o mundo Android, e para os planos da Xiaomi, porque chega ao mercado com tudo aquilo que é do bom e do melhor. Este é, na minha opinião, o primeiro aparelho da fabricante que realmente grita “Eu sou incrível!”.

Aliás, não só dá esse sentimento assim que nos salta à vista, como também é depois capaz de provar isso mesmo, no dia-a-dia, com níveis de performance que nunca tínhamos visto no ecossistema Android.

Tudo aquilo que o Xiaomi 14 Ultra se propõe a fazer, faz bem. É mesmo só isto. Vamos por partes?

Design

O Xiaomi 14 Ultra aparece no mercado com um ecrã AMOLED LTPO de 6.73”, ainda a manter a tradicional curvatura que noutros tempos reinou no mundo dos topo de gama Android, capaz de chegar aos 120Hz e resolução QHD.

Não traz nada de diferente, nem precisa. É um ecrã de topo para um smartphone de topo.

Entretanto, na traseira, temos um acabamento de pele sintética que não só melhora a pega, como também dá um outro aspeto ao aparelho, e claro, estamos perante um aparelho compeltamente dominado pelo super módulo de câmaras potenciado por lentes Leica. É aqui que está o segredo deste aparelho, e é aqui que a Xiaomi quer impressionar tudo e todos.

Afinal, são 4 sensores de qualidade inegável, que por sua vez fazem com que este Xiaomi 14 Ultra conte com um dos módulos mais poderosos, equilibrados e flexíveis do mercado.

Aliás, apesar do facto de o topo da tabela do DxOMark ser agora ocupado pelo Honor Magic6 Pro, um aparelho que já metemos frente a frente com este Xiaomi 14 Ultra num comparativo que deverá ser lançado já amanhã na Leak.pt, acredito que este Xiaomi vai, mais tarde ou mais cedo, roubar essa posição.

Os melhores smartphones para fotos! Honor Magic6 e Xiaomi 14 Ultra

Câmaras

Falar do hardware, do software, das rivalidades, etc… É tudo muito bonito, mas nada melhor que olhar para capturas mais a sério para ter uma ideia daquilo que a Xiaomi é realmente capaz de oferecer com este aparelho de 1499€. Vamos a isso?

Zoom 5x
Macro
Macro
Detalhe a partir da lente principal (Sem Macro)

Exemplo capacidade e definição do Zoom

Paisagem em contra-luz / Pôr-do-Sol

Fotos Noturnas

Modo Noite

Selfies (Contra-Luz, Normal e Noturna)

Xiaomi 14 Ultra 4K a 60fps

De forma muito resumida, um aparelho diferenciado no capítulo da captura de imagem, em toda e qualquer situação.

Performance e Bateria

Neste campo não há mesmo muito a dizer, a Xiaomi está a utilizar o mesmo exato SoC que todas as outras fabricantes utilizam, na forma do Snapdragon 8 Gen3. O que significa isto? Bem, performance para dar e vender, e muita eficiência energética.

A Xiaomi também se deu ao trabalho de otimizar o Sistema Operativo (HyperOS) para conseguir retirar mais algumas gotas de performance ao seu topo de gama. Por isso, vai ter um nível de performance próprio do dinheiro que vai pagar. De topo.

Já no campo da bateria, temos 5300mAh com suporte a carregamento rápido com e sem fios. O que claro está, significa que vai conseguir ter um uso extremamente exigente todos os dias sem preocupações de bateria, ou se for um utilizador menos exigente, aproveitar 2 dias sem preocupações. Vale também a pena salientar que o carregador de 90W vem na caixa. (Também temos uma capa na caixa! Não é de silicone, é de plástico rijo com similaridades ao acabamento traseiro).

Conclusão

É isto. É uma review muito resumida, a tocar nos pontos que realmente interessam.

Como deve imaginar, a Xiaomi, como qualquer outra fabricante, também falou muito de Inteligência Artificial, entre outras coisas, na altura do lançamento deste aparelho. Porém, acho que ainda não é isso que interessa.

Bem, mais ou menos! Vale a pena ter em conta que o modelo à venda em Portugal tem 16GB de memória RAM e 512GB de armazenamento interno, por isso, quando a IA chegar a sério, vai estar preparado para ela.

Em suma, posso dizer que, depois de alguns anos a criticar o encarecimento quase absurdo dos smartphones topo de gama, o Xiaomi 14 Ultra é o primeiro topo de gama que tenta realmente valer o preço que está no talão. O resto é conversa!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

É incrível! Podia ser mais barato? Sim. Mas é o mesmo preço das rivais diretas, com melhores características técnicas em quase tudo.(Análise) Xiaomi 14 Ultra - Finalmente... Não tem falhas!