(Análise) SoundBlaster G3: Como levar o som ao próximo nível?

Conhece a Creative? É provável que sim! Mas ainda se lembra dos seus produtos Sound Blaster? Se tiver nascido nos anos 80 ou 90 é também provável que sim, visto que na altura era obrigatório ter uma placa de som no PC, e claro… A Creative era gigantesca neste mercado graças às suas placas de som Sound Blaster.

Foi por isso que quando recebi o desafio da Creative de testar um dos seus mais recentes produtos Sound Blaster, fiquei um bocadinho naquela… Para quê? Faz sentido ainda usar um produto destes? Pois bem, parece que sim, especialmente esta placa de som externa SoundBlaster G3 que tem como grande missão elevar o som do seu PC, Mac, PS4, Xbox One ou Switch a um nível completamente novo.

(Análise) SoundBlaster G3: Como levar o som ao próximo nível?

SoundBlaster, Sound, Blaster, G3

Portanto, como já deve ter percebido, a Creative Labs (equipa responsável pelos produtos Sound Blaster) nunca desapareceu. Tem passado todos estes anos a criar novos produtos de áudio, para levar a experiência sonora do utilizador, em vários tipos de casos de uso ao céu. Contudo, é inegável que o negócio mudou, o que também fez com que estes produtos tivessem de se adaptar a uma realidade completamente nova.

Por isso, vamos falar do SoundBlaster G3, que é no fundo uma placa de som externa que funciona com uma grande panóplia de produtos, sendo assim extremamente versátil, mas ao mesmo tempo um produto curioso e poderoso. Afinal de contas, este pequeno DAC é capaz de transformar completamente o som dos seus aparelhos, por um preço relativamente baixo!

Assim muito resumidamente, se quer ter a melhor experiência sonora através dos seus auscultadores, sem arruinar a sua conta bancária, tem aqui uma excelente alternativa.

Experiência de uso

SoundBlaster, Sound, Blaster, G3

Como agora estou de quarentena, e o pessoal cá em casa toma conta da televisão de grandes dimensões da sala de estar todos os dias até às tantas da manhã. Fui basicamente obrigado a pegar na minha PS4 Pro, levá-la para o meu sotão, para a ligar ao meu monitor 4K de 32” da Phillips.

Até aqui tudo bem, o problema é que na minha sala tenho um bom sistema de som, e no sotão tenho… Bem… Nada. Mas nem tudo é mau, isto fez com que fosse possível testar a fundo esta placa de som SoundBlaster da Creative.

Como deve saber, se por acaso leva o gaming a sério, ter uma boa experiência de som é sem qualquer dúvida meio caminho andado para aumentar a sua performance, especialmente se joga FPS de forma competitiva. Em paralelo, agora que me ando a viciar forte e feio em Final Fantasy VII Remake, é também muito importante para mim aproveitar ao máximo o ‘remaster’ das músicas clássicas da minha infância, algo que a Creative foi capaz de fazer sem grandes problemas com o G3.



Em suma, ter um SoundBlaster G3 no meu dia a dia de jogos sob quarentena, foi um excelente bónus! Trazendo um mundo novo de som em qualquer título. Especialmente quando nem é necessário utilizar um par de auscultadores super caros para notar a diferença.

Curiosamente, esta placa de som até traz uma funcionalidade bastante interessante se gosta de FPS, visto que com o pressionar de um simples botão, o DAC vai dar muito mais importância ao som dos passos à sua volta, ao baixar tremendamente o bass.

Claro que muitas fabricantes têm e publicitam este tipo de funcionalidades, mas aqui a coisa funciona mesmo e isso é que temos de salientar. Contudo, é preciso ter noção que o resto do som vai ficar terrível! Vai ouvir os sons dos passos, o que lhe poderá dar uma vantagem série em alguns casos, se por acaso estiver acampado de sniper ou similar. Mas os seus ouvidos não vão muito provavelmente gostar da brincadeira. Felizmente pode voltar a pressionar o botão para tudo voltar ao normal.

Conclusão

No geral, fiquei impressionado com o produto, especialmente quando penso que a minha primeira reação foi… Para quê!? A qualidade de som aumentou consideravelmente em todos os casos de uso, seja para ouvir música no meu Macbook enquanto trabalho, para matar uns quantos noobs no meu PC Desktop Gaming ou apenas desfrutar da música de FF 7 Remake na PS4.

Em suma, por cerca de 60~70€, temos aqui uma excelente adição à experiência de jogo de qualquer utilizador. Especialmente se tiver uns auscultadores baratos, ou se joga a partir de uma TV sem grande sistema de som.

Prós:

  • Misturador Game/Chat incluido
  • Entrada ótica
  • Modo ‘passos’ vai fazer com que não seja apanhado de surpresa tantas vezes
  • Monitorização do microfone através da aplicação (para não arruinar os ouvidos aos seus amigos)
  • Preço

Contras:

  • A entrada é USB-C, temos um adaptador USB-A incluido, mas quando o perder… vai ser um problema ligar à PS4.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.

Leak, Recomendado, review

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!