(Análise) Sage Barista Express Impress: Café Inteligente?

(Análise) Sage Barista Express Impress: Se por acaso for como eu, e consome quantidades industriais de café, quase todos os dias, é provável que já tenha equacionado afastar-se das máquinas de cápsulas, que claro está, não são de toda as mais amigas do ambiente, ou capazes de oferecer aquela chávena de café perfeito. Tudo isto para adquirir algo com mais classe, e claro, capaz de lhe abrir as portas ao verdadeiro mundo daquilo que é um gajo conhecido como um “sábio do café”.

Quer experimentar tipos de café diferentes? Quer brincar e atingir a mistura perfeita, para posteriormente beber o melhor café da sua vida? Ao mesmo tempo, quer um toque tecnológico no meio da coisa?

Pois bem, a Sage tem uma máquina extremamente interessante para si! Vamos por partes?

(Análise) Sage Barista Express Impress: Café Inteligente?

Sage Barista

Portanto, estamos a falar de uma máquina pensada para ser posta numa cozinha ‘normal’, mas ainda assim, capaz de levar consigo toda a capacidade de oferecer um café próprio de uma loja da especialidade.

A ideia da Sage é fazer com que qualquer utilizador se sinta um Barista. Algo possível! É preciso algum treino, mas depois daquela montagem de treino digna de um filme do Rocky, vai mesmo sentir-se como um Deus do Café.

Bem… Que máquina é esta?

A Barista Express Impress é uma versão atualizada, melhorada, e um pouco mais cara, da Barista Express original.

Sendo exatamente por isso que partilha muitas das especificidades da primeira versão, como o depósito de água de 2L, mesmos filtros, e na verdade, mesma exata forma de tirar café. No entanto, temos agora 25 predefinições de moagem em vez de apenas 16, bem como uma sistema completamente novo, e inteligente, de doseamento, que vem acompanhado por uma mecanismo de compactação assistido.

É aqui que temos a parte smart da coisa! A máquina sabe qual é a dose de café ideal, para ter o melhor sabor possível e imaginário. Contudo, como ter escolha é quase sempre uma boa ideia, se porventura quiser personalizar mais a experiência, o nível da quantidade de café, fica sempre gravado, tendo em conta a última tiragem.

Por isso, pode experimentar, e gravar a sua última experiência, para mais tarde a repetir.

Design e Qualidade de Construção

Está a ver uma máquina de café comercial gigante? É exatamente a mesma coisa, mas num formato muito mais compacto, e na verdade, extremamente bem conseguido e bem construído. Quase parece mentira, mas a Sage foi mesmo capaz de agarrar na grande maioria das capacidades de uma máquina comercial, metendo-as num pacote bastante mais pequeno, leve, e por isso, compacto.

Temos todas as ferramentas a bordo para conseguir um bom café, seja algo mais simples como o sempre famoso café expresso em Portugal, ou algo mais complexo, e com mais espuma à mistura.

Como dissemos em cima, é também uma máquina que oferece as ferramentas, e escolhas, ao utilizador, de forma muito simples e intuitiva. Quer tudo auto? Carregue em auto! Quer mexer e estar mais envolvido no processo? Ponha as mãos à obra.

Entretanto, esteticamente, com as dimensões de 41cm * 33cm * 38cm, temos uma máquina reluzente, baseada em aço inoxidável, capaz de ficar bem no cantinho mais resguardado de qualquer cozinha, seja esta mais clássica, ou mais moderna.

Como dissemos em cima, também temos o auxílio de uma varinha de água quente e vapor, naquilo que é uma máquina realmente completamente equipada. (Limpar também é super fácil, basta passar com um pano húmido.)

Performance

É assim, se é um iniciante, ou em bom Português, um ‘nabo’, nestas andanças do café a sério, vai demorar um bocadinho a perceber como tudo funciona, e claro, que café realmente quer andar a beber no seu dia-a-dia.

Posso dizer que no início, ainda estraguei umas boas 8 ou 9 chávenas de café, até começar a perceber como tudo funcionava. Aliás, no meu caso, que já tenho a máquina há mais de um mês, ainda ando a experimentar com algumas definições, especialmente na parte da moagem, que vai de 1 (moagem mais fina) a 25 (moagem mais grossa e grosseira).

Cada café precisa de alguns toques diferentes, e como já deve ter percebido, é nestes bocados que temos de ir buscar o Barista que existe dentro de nós, para conseguir o melhor produto possível.

Dito tudo isto, a máquina tem uma performance absolutamente incrível, tendo dado toda uma outra alma à rotina do dia-a-dia, especialmente de manhã, em que levar com aquele cheirinho a café moída é apenas e só outro nível.

Mas, é preciso perceber como tudo funciona, para tirar o máximo partido das vantagens desta máquina. Afinal de contas, caso não saiba, apesar do timing de ‘startup’ da marca ser bastante rápido, nomeadamente para o aquecimento dos sistemas internos, é sempre necessário ligar a máquina 10~15 minutos antes de tirar um café como deve de ser. Na verdade, tal e qual como a máquina a sério da sua esplanada favorita.

Se respeitar este tempo, e manter tudo como deve de ser ao nível da limpeza, tirar um café de grande nível, é uma questão de 10~20 segundos!

Basta meter o manípulo no suporte com sensor (limpe sempre o café queimado após cada café, para não estragar o sistema de água da máquina), moer o café de forma automática, prensar, meter o manípulo já preenchido no local correto, e tirar o café.

Para fazer um espresso simples, a máquina chega a uns pouco incomodativos, e na verdade bastante agradáveis 66dB, com o café a chegar à chávena a uma temperatura de 677~68ºC. O café sai sempre com uma bela espuma, digna de um barista de qualidade.

Preço e Disponibilidade

A Sage é uma marca que está a impressionar no mercado Nacional, ao trazer uma gama de produtos super interessantes, em várias categorias. Ao fim ao cabo, já temos máquinas de café, fritadeiras a ar, fornos compactos, tostadeiras, etc… É também uma marca que tenta oferecer muita qualidade de construção a um preço justo.

O que significa em termos de preço e disponibilidade para esta máquina de café?

Bem, a Sage Barista Impress já está disponível em Portugal, com o preço de 829€. O que pode parecer muito para uma simples máquina de café… Mas, é um preço bastante justo para aquilo que é o mundo das máquinas de café para entusiastas.

Pode ficar a saber mais sobre a máquina aqui.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado numa máquina de grão, capaz de fazer tudo e mais alguma coisa, num espaço reduzido? Tem aqui uma alternativa muito interessante. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Xiaomi tem um smartphone pronto a dar pesadelos à Samsung!

Vamos ser mesmo muito honestos... Apesar do facto de a Samsung dominar o mundo dos dobráveis, esta está muito longe de oferecer o melhor...

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados

Uma máquina que roça a perfeição, mas que pode ser um pouco cara para a realidade Portuguesa. A única que mudaria, seria um depósito de água um pouco maior. 2L parece muito? Bem, não é.(Análise) Sage Barista Express Impress: Café Inteligente?