Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

(Análise – PS5) Madden NFL 23: Mais do mesmo?

(Análise – PS5) Madden NFL 23: Antes de mais caro leitor, é importante responder à pergunta: Quem foi John Madden? Pois bem, jogador, treinador, comentador, é uma das pessoas que mais influenciou o mundo do futebol americano! Por isso, Madden tem o seu nome em jogos da NFL desde 1988.

Muitos gamers, incluindo eu, temos lembranças incríveis de jogar algum dos Madden ao longo dos anos. Para mim essa experiência foi com Madden 2000 na Playstation 1.

Contudo, a realidade é que, sendo um franchise da EA, a saga Madden foi perdendo a sua alma com cada lançamento desde então (opinião dramática, eu sei).

Aliás, com a morte de John Madden no ano passado, e com a licença ainda nas mãos da EA, muitos fãs já tinham desistido da ideia de ver uma nova entrada decente nesta saga.
Será que Madden 23 vai fazer justiça ao seu nome lendário? Vamos descobrir com esta análise.

  • LIN

Gameplay

A verdade é que desde o primeiro match que fiz para experimentar Madden 23, as melhorias em relação ao ano passado são bastante claras.

Desde animações novas e melhoradas para os jogadores, a ângulos melhorados e mais abrangentes durante grandes passes, é óbvio (e inesperado) que a EA teve uma atenção especial desta vez.

Até o comentário do jogo, apesar de ainda ser considerado na minha opinião um ponto fraco, está com mais qualidade e variedade no que toca às falas durante jogadas específicas.

Falando especificamente da versão da PS5, podemos contar também com o sistema fieldSENSE. Este sistema permite realizar passes muito mais precisos, animações bem mais completas que permitem interromper movimentos já em curso e até permite fazer cortes de bola num ângulo de 360º.

É de salientar também que houve até uma melhoria ao nível da mobilidade básica dos jogadores, assim como uma revisão do sistema de upgrades com o objetivo de tornar a experiência ainda mais “real”.

Modos de jogo

Como no departamento do gameplay, podemos contar com melhorias tanto nos modos de jogo que já existiam assim como novidades que vão agradar bastante os fãs.

  • Modo Franchise: podemos contar com menus e displays muito mais completos, assim como um novo sistema de motivação dos jogadores e interações positivas/negativas entre os mesmos dentro das equipas.
    Novos e mais aprofundados períodos de avaliação a novos jogadores, mais opções de contratos e negociação dos mesmos e até uma inteligência artificial mais competente que está encarregue do desenvolvimento do mercado de compra/venda de jogadores.
  • Modo Face of the Franchise: saltando o período de novato, podemos agora assinar um contrato de um ano com uma equipa da NFL à nossa escolha. Posso dizer também que houve uma grande melhoria relativamente à progressão do nosso jogador ao longo da carreira, assim como novas atividades secundárias para nos distrairmos entre jogos e treinos.
  • Modo Madden Legacy Game: como tributo, este modo permite-nos viver uma experiência única com o grande treinados em épocas diferentes e com equipas criadas com os seus jogadores mais queridos. Um modo que vai agradar sem dúvida a qualquer fã do grande John Madden.

Gráficos e performance

Neste departamento podemos contar com os dois modos que já fazem parte desta geração, performance e graphics.

Em modo performance podemos contar com gameplay assim como cutscenes a 4K 60fps (um pouco limitado visto que na Xbox Series X os FPS saltam para 120).
E em modo graphics? O jogo corre a 4k 60fps… Tenho a dizer que até agora nunca vi um jogo tão mal aproveitado neste aspeto. Recomendo jogar em modo graphics já que ambos os modos são estáveis e o Framerate é o mesmo.

Dito isto, seja qual for o modo que escolher, Madden 23 tem um apresentação ótima e com gráficos/texturas/animações de alta qualidade.

Conclusão – Madden NFL

Posso dizer que, apesar de ainda existirem alguns percalços… Madden 23 é um salto enorme na direção certa para este franchise que já há muito precisava de uma alma nova.

É certo que as microtransações ainda estão presentes, especialmente no modo Ultimate Team, mas é uma infeliz realidade de jogos da EA. Relativamente a isso a minha opinião continua a mesma, é algo predatório! Por isso, não considero sequer parte da experiência (lembrem-se de votar com a carteira).

No entanto, se forem fãs da NFL e de John Madden, vão sem dúvida gostar de tudo aquilo que este jogo trouxe de novo! E, quem sabe, voltar a ter aquela sensação de jogar Madden 2000.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Em pulgas para jogar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Gonçalo Henriques
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Leia também

(Análise - PS5) Madden NFL 23: Antes de mais caro leitor, é importante responder à pergunta: Quem foi John Madden? Pois bem, jogador, treinador, comentador, é uma das pessoas que mais influenciou o mundo do futebol americano! Por isso, Madden tem o seu nome...(Análise - PS5) Madden NFL 23: Mais do mesmo?