(Analise) Oppo Reno 6: Bonito e de qualidade, mas e o preço?

A Oppo, na minha opinião, tem uma estratégia muito curiosa, isto, com muita vontade de vencer à mistura. Ao fim ao cabo, é uma das gigantes do mundo mobile que mais tem apostado no mercado Europeu, especialmente depois de tudo o que aconteceu à Huawei.

É também uma fabricante que não tem medo de bater o pé às rivais, e por isso mesmo, apesar de ter chegado ‘atrasada’ ao nosso mercado, já dá muito que falar, e segundo o que temos vistos nos últimos tempos, vai dar o tudo por tudo para o dominar em 2022.

Dito tudo isto, para terminar 2021 em beleza, a gigante lançou a gama Reno 6, constituída pelo modelo ‘Pro‘ que já tivemos a oportunidade de analisar, bem como o modelo ‘regular, que temos agora em mãos, para um novo teste, o Reno 6 5G! Um smartphone de gama média-alta que traz consigo um design curioso, bonito, e acima de tudo, familiar! 

Afinal de contas, à boa maneira Chinesa, temos aqui muita inspiração vinda diretamente do sempre popular iPhone da Apple, com um preço muito inferior, e claro, alguns pormenores de design diferentes, mas ainda assim muito interessantes. Vamos ver o que vale?

Especificações técnicas:

  • Processador: Qualcomm SM7125 Snapdragon 720G (8 nm)
  • Armazenamento: 128GB – expansível via microSD (utilizando um dos slots SIM)
  • Memória RAM: 8GB
  • Ecrã: AMOLED 430 nits, 1080 x 2400 pixels, 6.4″, 20:9 ratio (~411 ppi)
  • Bateria: 4310 mAh (com carregamento Ultra rápido de 65W).
  • Câmaras Traseiras:
    64MP, f/1.7, 26mm (wide), 1/2.0″, 0.7µm, PDAF
    8MP, f/2.2, 119˚ (ultrawide), 1/4.0″, 1.12µm
    2 MP, f/2.4, (macro)
    2 MP, f/2.4, (depth)
  • 4K@30fps, 1080p@ 30/60/120fps
  • Câmara Frontal: 44 MP, f/2.4, EIS (wide) 1080p 30/120fps

(Analise) Oppo Reno 6: Muita qualidade, mas e o preço?

Oppo reno 6

Quick-Review

Ora bem, antes de mais nada, o Oppo Reno 6 é um smartphone que garante imediatamente uma sensação de construção premium, sempre que lhe pega.

No entanto, ao contrário do seu irmão ‘Pro’, existem pormenores, e até hardware em falta, que resultam em casos onde a performance pode deixar algo a desejar, especialmente para “heavy-users”.

Ainda assim, num uso “normal”, tem aqui um bom equipamento, que não o deixa na mão, especialmente no campo da autonomia, com um carregador de super rápido de 65W incluído na caixa.

Mas, vamos por partes!

Oppo reno 6

Design

O Oppo Reno 6 é sem sombra de dúvida um equipamento muito bonito, especialmente nesta cor Arctic Blue. Afinal de contas, temos aqui acabamentos de muito boa qualidade e até a sua traseira oferece uma textura “Reno Glow”. Ou seja, uma textura embutida na capa traseira que melhora a pega e não demonstra sujidade nem as sempre odiosas dedadas. Basicamente, uma união entre beleza e funcionalidade em apenas um detalhe.

Quanto a pormenores, temos um modulo de câmeras traseiro um pouco saliente, algo normal para a atualidade. Mas, aqui, temos uma característica muito rara, mas curiosa. É que o módulo é capaz de ‘capturar’ a luz do flash, ficando a brilhar no escuro com uma cor verde. Servindo assim como uma “mini-lanterna”, ou isqueiro num concerto. É uma funcionalidade que não irá revolucionar a maneira como usa o aparelho, mas é engraçada.

Oppo reno 6

Ainda no design, nas laterais, a empresa optou no metal liso, onde claro está, é onde está a maior semelhança ao iPhone 12 ou iPhone 13. Ainda assim, é preciso dizer que as extremidades estão bem trabalhadas, o que garante um boa pega e claro está, um feeling premium.

Para finalizar esta parte, além da porta USB-C e entrada para cartões SIM (Dual) não temos mais entradas físicas no equipamento.

Ecrã

Oppo reno 6

No que diz respeito ao ecrã, não estamos nada mal servidos neste novo Reno 6 5G. Afinal de contas, temos aqui um ecrã de 6.4” AMOLED com uma resolução 1080 x 2400 e capacidade de chegar aos 90Hz. Para completar o pacote, por baixo deste painel temos embutido o sensor de impressão digital, bem localizado, e que funcionou muito bem em todo o teste.

Dito tudo isto, apesar de estarmos em 2021 e os 90Hz serem apenas uma “base”, a verdade é que segue bem a linha de pensamento desta oferta. Afinal, estamos perante um equipamento quer apostar no consumo de multimédia e a qualidade está inegavelmente toda cá.

Em suma, um bom painel com tecnologia AMOLED, mas sem qualquer surpresa ou detalhe extra.

Câmeras

Oppo reno 6

Ora bem, o modulo traseiro deste Reno 6 5G é composto por quatro câmeras, apoiadas por IA e claro, uma câmera frontal. Em termos de especificações temos o sensor principal de 64MP, um sensor ultrawide de 8MP e ainda lentes macro e de profundidade de 2MP.

Em poucas palavras, temos aqui uma boa oferta, que vai garantir boas fotografias para a grande maioria de consumidores. No entanto, apesar dos grandes números (64MP), a verdade é que algumas vezes ficamos a querer mais. Especialmente à noite, com uma performance que não é má, mas também acaba por não encher as medidas dos ‘power users’.

Entretanto, na câmera frontal, a qualidade é realmente muito boa. Mas aqui temos obviamente de lidar com os típicos algoritmos de beleza, que por vezes são demasiado agressivos, e à boa moda Chinesa, impossíveis de desligar completamente.

Veja algumas imagens em baixo. (Mais fotos colocadas em breve)

Oppo reno 6 Oppo reno 6 Oppo reno 6

Quanto aos vídeos, a lente principal é capaz de captar até 4k@30fps e 1080p@60fps, com a câmera frontal a ficar pelos 1080p@30fps. Mais uma vez, uma performance dentro da gama média.

Performance

Oppo reno 6

Na minha opinião, este é um campo onde a Oppo devia de ter sido mais rigorosa nas suas escolhas. Afinal de contas, temos aqui um SoC Snapdragon 720G, que não desilude, isso é certo, mas nesta gama de preços deixa algo a desejar. Aliás, numa utilização geral tudo corre bem e de forma fluida com o Reno 6!

Mas… Se acha que consegue ter janelas abertas, aplicações de fundo e usar as câmeras fotográficas ao mesmo tempo e sem notar arrasto… Está muito enganado! O equipamento demonstra arrasto mal começa a efetuar multitasking, mesmo que este não seja extremamente pesado.

Ainda assim, para jogos, o equipamento executa tudo o que lhe coloca em frente. Mas em aplicações mais exigentes, vai ter de baixar algumas definições gráficas, para conseguir ter uma boa experiência de utilização.

Dito tudo isto, onde o Snapdragon 720G brilha, é mesmo na autonomia deste smartphone!

Aliás, com a sua bateria de 4310 mAh foi capaz de aguentar regularmente entre dia e meio a dois dias de utilização, mesmo com grandes sessões de jogo pelo meio. Uma grande vantagem, que é complementada pelo carregamento ultra rápido de 65W. Estamos a falar de um carregamento completo em apenas 28 minutos!

Posto isto, fiquei desiludido com a falta do carregamento sem fios, que mais uma vez, ficou na gaveta.

Oppo reno 6

Conclusão

O Oppo Reno 6 5G é sem sombra de dúvidas um bom smartphone, no entanto, desilude em alguns campos, porque verdade seja dita, o preço devia ser um pouco mais baixo para a gama onde se insere. Afinal de contas, não temos áudio stereo, não temos carregamento sem fios, o SoC 720G não surpreende e por fim, o ecrã AMOLED chega apenas a 90Hz.

Ainda assim, mesmo com algumas falhas, o equipamento brilha na sensação premium que passa ao utilizador. Por isso, se gosta de um equipamento Android bonito com tons de “iPhone”, tem aqui uma solução. Além claro, do carregamento ultrarrápido.

Conheça todos detalhes, aqui. Conheça também a versão Reno 6 Pro! Clique aqui.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Tom Holland: pode estar a caminho um Homem Aranha Junior!

Para quem gosta da Marvel e não perde por nada um novo filme, certamente tem acompanhado o trajeto de Tom Holland e visto o...

Países onde se fazem mais sucessos da Netflix? Brasil está fora!

Durante os últimos tempos, temos visto que a Netflix tem lançado uma série de novos projetos verdadeiramente fantásticos. E apesar de fazerem muito sucesso...

Galaxy S21 FE acaba de receber o primeiro update de software!

A Samsung lançou finalmente o Galaxy S21 FE no início deste mês depois de muitos leaks, rumores e atrasos. Agora que este dispositivo já...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!