Inicio Android (Análise/Opinião) Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena?

(Análise/Opinião) Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena?

Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena? – O meu primeiro smartphone Android foi nada mais nada menos que um Galaxy S, o primeiro aparelho da Samsung baseado no sistema operativo mobile da Google que agora domina o mercado. Como tal, sempre segui de perto aquilo que a gigante Sul Coreana teve para oferecer ao mercado. Aliás, mais tarde até voltei para este mundo, ao comprar um Galaxy S6, e talvez mais importante que toda esta história, fui eu o responsável pela análise do Galaxy S9+, Note 9, S10+, Note 10+ e S20+ na Leak.pt nos últimos anos.

Dito tudo isto, é óbvio que os novos Samsung Galaxy S20 são aparelhos poderosíssimos, capaz de oferecer muito mais que anteriores gerações, especialmente nos modelos mais baratos. Ao fim ao cabo, apesar de não serem os modelos mais ‘Premium’ da gama, tanto o S20 como o S20+ oferecem muito daquilo que o consumidor normal quer num smartphone topo de gama.

Ainda assim, se por acaso tiver um S10+ no bolso, que é na minha opinião o melhor smartphone de 2019… Será que faz sentido olhar para os novos modelos?

S20 valem a pena

Portanto, depois de todas estas análises, foi com muito entusiasmo que aceitei fazer review ao S20+ e S20 Ultra em 2020. Aliás, é muito fácil dizer que ambos os aparelhos têm muito para oferecer! Sendo ambos capazes de encher as medidas a qualquer utilizador, sendo este muito exigente ou não. Contudo, também posso dizer que parece que ficamos com um feeling de querer ainda mais, o que é estranho.

Pessoalmente, adorei o design do Galaxy S10 no passado, mas da mesma forma que critiquei o Galaxy S9 em 2018 no re-aproveitamento do design do S8… Acho que falta algo nos novos S20 para fazerem aquele efeito ‘sharam‘ na cabeça dos consumidores. É um feeling estranho, que tenho alguma dificuldade em explicar, mas parece que fiquei com a sensação que a Samsung podia ter feito mais no campo do design.

Ainda assim, o Galaxy S20 não é uma atualização iterativa em relação ao S10 do ano passado, nada disso. Mas verdade seja dita, também não é uma autêntica revolução. Mas vamos por partes.

Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena? – Design

S20 valem a pena

O que mais mudou foi inegavelmente o ecrã, ao trazer para cima da mesa a capacidade de chegar aos 120Hz! Algo que irá mudar completamente a maneira como vê e usa o seu aparelho no dia a dia.

Aliás, é fácil dizer que depois de usar um ecrã desta qualidade e fluidez, irá ser muito complicado voltar ao mundo dos 60Hz. Eu que o diga, que tenho outros smartphones para analisar, que ainda estão presas a esta taxa de atualização. É um sofrimento palpável. 

Além disto, apesar de não existir uma grande diferença no tamanho do ecrã propriamente dito, a verdade é que as margens estão muito mais reduzidas. É algo que faz diferença! Claro que as margens do S10 já não eram grandes, mas a Samsung fez um excelente trabalho ao diminuir ainda mais a presença destas, na sua corrida ao ecrã realmente infinito. Basta meter um ao lado do outro para perceber a evolução. (Imagem em baixo)

S20 valem a pena

Entretanto, o brilho, ângulos de visualização e cores estão melhores! Algo esperado, visto que a Samsung é a líder na produção de ecrãs para smartphones. Muito resumidamente, o melhor ecrã do mercado ficou ainda melhor. Especialmente com a chegada dos 120Hz. (Sim, é uma funcionalidade que apenas funciona na resolução FHD+, mas na verdade, isso não me incomoda.)

No entanto, há algo que não achei muita piada… O Edge é agora bem mais pequeno e menos importante. No geral, a maioria das pessoas que conheço até gostou desta escolha de design da Samsung. Mas sendo importante ou não, eu adorava a curvatura do S10 e ainda mais a do Note 10. É algo que me deixou com um sabor agridoce na boca. A curvatura continua presente, mas é agora muito menos significativa, e até incomodativa se por acaso quiser continuar com a película de plástico pré-aplicada pela Samsung. (Muitas foram as vezes em que arranhei o dedo com a película, até me passar e a arrancar, claro.)

Em suma, o ecrã e design dos novos S20 são do melhor que poderá encontrar no mercado de smartphones.

Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena? – Câmera

Se por ventura viu a nossa comparação entre o S10+ e P30 Pro no ano passado, deve ter reparado que o S10+ impressionou bastante na qualidade fotográfica, apesar de ser considerado um ‘underdog’ nesta rivalidade. Pois bem, com a nova geração, as coisas ficaram ainda melhores. E não, nem sequer estou a falar da câmera de 108MP do Galaxy S20 Ultra! Tanto o S20 ‘normal’ como o S20+ oferecem uma capacidade fotográfica digna de um topo de gama.

Aliás, em algumas comparações, é até provável que o S20+ consiga oferecer melhores fotos em comparação ao S20 Ultra, devido à enorme quantidade de pixeis que o sensor principal do Ultra dispõe. Algo que dificulta bastante o foco do aparelho em algumas situações. (A Samsung lançou uma atualização recentemente, ainda estamos a testar) Ora veja estes exemplos:

S20+

S20 valem a pena S20 valem a pena S20 valem a pena

S20 Ultra

S20 valem a pena S20 valem a pena S20 valem a pena S20 valem a pena

As imagens saem sempre ou quase sempre com uma qualidade brutal, continuando com um processamento de imagem mais leve em comparação com a grande rival Huawei. Algo que permite alguma edição no Photoshop ou Adobe Lightroom sem perder muita qualidade no produto final.

Em suma, a qualidade fotográfico não desilude!

Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena? – Bateria

Apesar do aumento da capacidade em toda a linha, as coisas podiam ser melhores nesta vertente. Afinal de contas, sinto que a autonomia está igual ou até um pouco pior em relação ao S10+ do ano passado. Sim, é óbvio que os 120Hz têm um impacto sério na bateria, e que a funcionalidade pode ser desligada… Mas para mim, na minha opinião mais sincera, optar pelos 60Hz nestes meninos é simplesmente criminoso.

Esperemos que a Samsung consiga dar uns toques na bateria nos próximos tempos, com atualizações de software.

Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena? – Performance

S20 valem a pena

Mais um ano, mais uma guerra Snapdragon vs Exynos… Sim, os chips desenhados pela própria Samsung ficam mais uma vez aquém daquilo que a Qualcomm oferece. E mais uma vez, temos de levar com eles, sem qualquer hipótese de escolha. Ao fim ao cabo, a versão Snapdragon apenas existe no mercado Americano.

Ainda assim, o uso do Exynos 990 não pode servir de desculpa para não comprar um destes novos aparelhos. Está mais que provado, que apesar de algumas diferenças (nomeadamente na performance em jogos e na autonomia da bateria), que o resultado final não é assim tão diferente no uso normal do dia a dia.

O mais recente SoC da Samsung cumpre bem a sua missão, conseguindo elevar os novos aparelhos da Samsung ao nível de ‘flagship’.

Conclusão – Os novos Samsung Galaxy S20 valem a pena?

Na minha opinião sim! Mas apenas se já estava a pensar trocar de smartphone.

Ou seja, se está no mercado à procura de um novo aparelho, tem obrigatoriamente de experimentar a nova oferta da Samsung. Temos aparelhos que são em tudo ou quase superiores aos modelos do ano passado. Sendo alguns dos aparelhos mais poderosos disponíveis atualmente. Aliás, além do ROG Phone 2, estes são os únicos smartphones do mercado capazes de lhe oferecer os épicos 120Hz. E como disse em cima, esta fluidez é mesmo ‘life-changing’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia mais sobre o mundo Android na Leak.pt.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Maps acaba de receber muitas novidades! Já as encontrou?

A pandemia de COVID-19 tem tido um impacto devastador em muitas empresas. Como resultado disto, é difícil mantermo-nos a par de todas as novidades....

Netflix: Away é a série que nunca deveria ter ido embora!

O Netflix, para mim, é sem dúvida a melhor plataforma de streaming de sempre. Claro que gosto igualmente do Disney+, mas por enquanto a...

PS Now prepara-se para receber novos jogos! Já cheira a natal!

Tal como acontece todos os meses, a PlayStation Now prepara-se para receber novos jogos na sua plataforma. Deixando os jogadores numa posição ainda mais...

(Primeiras Impressões) POCO M3: Até a sair da caixa impressiona!

(Primeiras Impressões) POCO M3: A Xiaomi gosta sempre de impressionar nas gamas mais baixas do mundo dos smartphones, mas este novo POCO M3 é...

Boas notícias! Globaldata tem a RTX 3060 Ti a pouco mais de 400€

As gigantes das placas gráficas NVIDIA e AMD impressionaram forte e feio em 2020, ao serem capaz de apresentar novas gamas de placas gráficas...