(Análise) iRobot Roomba Combo Essential – Uma grande surpresa!

Quando fui ao evento de lançamento do Roomba Combo j9+, o mais recente aspirador topo de gama da iRobot, fiquei imediatamente com a sensação de que a fabricante estava demasiado focada na gama mais alta deste curioso mercado, deixando todas as outras gamas demasiado frágeis, e por isso abertas a um ataque de outras fabricantes, como seria o caso da Xiaomi, que anda a apostar forte e feio na gama baixa e média dentro do mundo dos aspiradores robot.

Mas… Estava enganado! A prova disso é o recentemente lançado iRobot Combo Essential, que como o nome indica, traz boa performance, um design familiar, bem como muito do mesmo software que tem feito as delícias dos fãs das marcas, num produto muito mais barato, com alguns compromissos, mas ainda assim, com muita da qualidade de construção que sempre foi capaz de separar a iRobot de outras marcas.

(Análise) iRobot Roomba Combo Essential – Uma grande surpresa!

Portanto, enquanto o iRobot Roomba Combo j9+ é um dos aspiradores mais versáteis e poderosos do mercado em 2024, sendo capaz de manter um nível de limpeza que muito provavelmente nunca acharia ser possível a partir de um produto inteligente como este, o Roomba Essential chega ao mercado com um objetivo muito claro, fazer algo parecido, com um orçamento (muito) mais limitado.

Mas, ainda assim, apesar dos compromissos que a iRobot teve de fazer, ficaria surpreendido com o seu desempenho diário.

Introdução

O iRobot Roomba Essential, que saiu em Portugal à volta dos 299€, mas que até pode ser encontrado a preços mais em conta, é um robot aspirador híbrido, capaz de limpar tapete, ou chão, com uma eficácia realmente muito interessante.

A iRobot desenhou e desenvolveu o seu Roomba Essential para ser bastante mais apelativo às carteiras dos consumidores, mas nem por isso deixou a qualidade de lado. Aliás, assim que abre a caixa e tira o aspirador do seu repouso, vai perceber exatamente o que quero dizer com isto. O Roomba Essential parece mais caro do que aquilo que realmente é.

roomba, irobot, essential

Uma experiência que se alonga ao uso no dia-a-dia, mas já lá vamos.

De forma muito resumida, enquanto o mercado se focava cada vez mais nas gamas mais altas e mais inteligentes, cheias de funcionalidades e extras, a iRobot decidiu descer do escadote, para trazer uma gema para as gamas mais baixas. É um produto vencedor.

Especificações Técnicas

  • Peso: 2.8kg
  • Dimensões: 33 cm (L) x 33 cm (W) x 8 cm (H)
  • Modos de Limpeza: Baixa, Média, Alta
  • Compatibilidade com assistentes de voz: Siri, Google Assistente, Amazon Alexa
  • Bateria: 2600mAh (120 minutos)
  • Contentor: 400ml para poeira // 200ml para água
  • Filtração: Sim
Aqui já com algumas marcas de uso, visto que está em teste há mais de 2 meses. Serve também para dar uma ideia do estado do aspirador após uma boa temporada de utilização.

Funcionalidades Chave

  • Aspira e Lava: Sistema de limpeza de 4 fases, limpa com única passagem
  • Design fino e Inteligente: Perfil baixo e design elegante. Passa por debaixo de qualquer móvel.
  • Limpeza de Cantos e Extremindades: Escola lateral para limpar cantos e arestas
  • Níveis de limpeza ajustáveis: Três níveis de água para lavagem e três níveis de potência de sucção.
  • Navegação Inteligente: Evita quedas e navega de forma inteligente à volta dos móveis e obstáculos

Desempenho e App

O Combo Essential não promete a mesma capacidade de aspiração e limpeza dos aspiradores topo de gama da iRobot, porém, não se deixe enganar pelo preço. Este robot “essencial” vai fazer limpezas incríveis, com uma força de sucção que muito honestamente não pertence a esta gama entre os 200~300€.

Isto é especialmente verdade em casas com animais de estimação, em que o Combo Essential impressiona a sério.

Dito isto, a parte da moppa não é de todo incrível, sendo o normal para robots com sistema híbrido. O Romba Essential usa pressão vertifical com a ajuda de um pano de microfibras para apanhar detritos.

Entretanto, no lado da App, apesar do preço do robot, temos muitas das funcionalidades que podemos encontrar nas gamas mais altas da fabricante. Ou seja, a base continua a ser o iRobotOS, e a app continua a ser a iRobot Home. Onde podemos ter uma ideia do mapeamento, de como estão os diferentes componentes do aspirador, onde podemos agendar a limpeza, e se quisermos, até dá para ativar o robot assim que sairmos de casa, algo que acontece de forma automática.

Conclusão

Vale a pena?

Eu acredito que sim, que é o melhor aspirador que o dinheiro pode comprar nesta gama de preços.

É qualidade iRobot, num produto com muita potência e flexibilidade. É verdade que a navegação podia ser melhor, e que não temos o mesmo sistema de desvio de obstáculos dinâmico. Além disso, claro que não temos depósito para extração de sujidade, ou depósito de água na base para encher o depósito do aspirador.

Para o que é, é incrível.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados

Quando fui ao evento de lançamento do Roomba Combo j9+, o mais recente aspirador topo de gama da iRobot, fiquei imediatamente com a sensação de que a fabricante estava demasiado focada na gama mais alta deste curioso mercado, deixando todas as outras gamas demasiado...(Análise) iRobot Roomba Combo Essential - Uma grande surpresa!