Inicio Música, Cinema e TV (Análise) Elgato Wave:3 - Um microfone cheio de qualidade

(Análise) Elgato Wave:3 – Um microfone cheio de qualidade

(Análise) Elgato Wave:3 – Não é comum fazer testes a microfones na Leak, mas quando têm toda esta qualidade e leque de funcionalidades, até dá gosto navegar nestas águas desconhecidas.

Afinal de contas, temos um produto completamente novo da conhecida Elgato, uma empresa completamente focada na criação de conteúdo, que agora faz parte da gigantesca Corsair! E que por isso, com este novo apoio, se tenta aventurar em campos desconhecidos, tentando como primeira aventura, oferecer um microfone cheio de qualidade para os streamers e podcasters por essa web fora. (Se quiser um resumo do produto, leia o nosso artigo a falar do lançamento aqui.)

(Análise) Elgato Wave:3 – Um microfone cheio de qualidade

elgato wave 3

Portanto, como disse ontem, este microfone Wave não é unicamente da responsabilidade da Elgato (Corsair), visto que a empresa fechou uma parceria com a conhecida LEWITT, de forma a que tudo corresse bem nesta primeira aventura no mundo da captura de áudio. Por isso, se as expetativas já eram altas com a Elgato e Corsair à mistura, a fasquia ficou ainda mais alta com a LEWITT no projeto.

Assim, dito tudo isto, vamos tentar perceber o que este produto vale.

Especificações

  • Modelo: Elgato Wave:3
  • Cápsula: 17nm Electret
  • Padrão: Cardioide
  • Resolução: 24-bit
  • Frequência de Resposta: 70~20.000Hz
  • Taxa de Amostragem: 48/96 kHz
  • Sensibilidade: -25 dBFS
  • Max SPL: 120 dB
  • Dynamic Range: 115dB
  • Interface: USB-C

Acessórios

Além do microfone Wave:3, a Elgato também inclui alguns extras na caixa, como um adaptador para facilitar a montagem do microfone num ‘braço’. Algo que a empresa recomenda utilizar, visto que é aconselhado utilizar o Wave perto da boca para ter a melhor performance possível, algo que não é possível com o apoio que vem na caixa. (Ainda assim, tenho utilizado o microfone para tudo, até para chamadas enquanto jogo, e mesmo afastado… Oferece uma performance bem superior aos meus headphones Logitech Pro X! Um produto que na sua review afirmei ter um dos melhores microfones do mercado de periféricos gaming.)

Além do adaptador é também possível encontrar um cabo USB-C com um tamanho bastante interessante. Agora dizem… Encontrar um cabo de ligação na caixa é completamente normal! Verdade, mas ver a adoção do standard USB-C é de louvar, e por isso, tem de ser mencionado. (Infelizmente, muitas são as fabricantes que continuam a apostar no velhinho microUSB.)

Design e Primeiras Impressões

elgato wave 3

Quando tira o Wave:3 da caixa, fica imediatamente com a impressão que primeiro está a lidar com algo ‘Premium’, e depois que vai entrar imediatamente no ar numa qualquer rádio que goste de ouvir enquanto anda de carro. Ao fim ao cabo, o design do periférico faz lembrar sem qualquer sombra de dúvida os antigos microfones de rádio.

O que é curioso, mas ao mesmo tempo tranquilizante, parece que estamos realmente a lidar com algo ‘pro’. Aliás, apesar da maioria da construção ser plástico, é inegável que o Wave está muito bem construído.

Entretanto, em relação às dimensões temos aqui um aparelho de 153 * 66 * 40 mm, e peso de 305 gramas (com a base). Ou seja, não é nem demasiado grande, nem demasiado pesado. Na parte da frente, temos o controlo de volume com alguns indicadores LED, em cima temos um botão ’touch’ para um mute rápido, e por fim, na parte de trás temos alguma conectividade com a porta USB-C e ainda uma saída para headphones para monitorizar a captura de som no microfone.

Em suma, temos aqui um aparelho robusto, com um tamanho bastante interessante, e na verdade, que consegue passar o ‘feeling’ que tanto a Elgato como a LEWITT pensaram muito bem antes de tomar qualquer decisão deste produto.

Software (Wave Link)

elgato wave 3

Com o Elgato Wave:3, pode muito facilmente ligar o aparelho ao seu PC e começar imediatamente a sua utilização. No entanto, não estará a ter a experiência completa, visto que a Elgato também oferece o Wave Link, uma aplicação que é no fundo um ‘Mixer’ digital, capaz de controlar todas as fontes de áudio do seu PC, de forma a que consiga ter o controlo completo daquilo que vai para o seu stream ou podcast. Aliás, até consegue decidir que som poderá passar para o stream, ou que ficará reservado apenas para os seus ouvidos.

Isto pode parecer complexo, mas a aplicação da Elgato torna isto tudo na coisa mais fácil do mundo, o Wave Link é super intuitivo, até para o utilizador mais nabalhão.

Curiosamente, o Wave Link também funciona extremamente bem com o Elgato Stream Deck, o que claro está, tudo junto faz com que rapidamente fique com um centro de controlo multimédia poderosíssimo, sem ter que mexer em definições dentro do seu computador.

Performance

elgato wave 3

A instalação é super fácil, apenas precisa de ligar o cabo USB ao PC e rapidamente será reconhecido pelo Windows 10. (Ficará disponível nas definições de som como Mic In (Elgato Wave:3)). Assim, apenas precisa de selecionar o microfone nas suas aplicações de eleição e está prontamente a andar de mota. Contudo, aconselho o uso do Wave Link, para ter um leque de opções bastante mais alargado.

Quanto à performance propriamente dita, este é seguramente o melhor microfone que tive em teste, tendo sempre uma performance bastante satisfatória, em qualquer situação que o pusesse. Aliás, consegue anular perfeitamente o som das ventoinhas, bem como o som das teclas do meu teclado mecânico, o que não é realmente nada fácil. (Blue Switches!!!)

Dito tudo isto, a qualidade de som é bastante diferente consoante a distância de uso. A própria Elgato recomenda que o utilizemos ao pé da boca, e é fácil perceber porquê. Não é que a performance ao longe seja má, porque não é… Mas ao pé da boca, parece um microfone de rádio profissional, e isso faz toda a diferença se quiser aumentar a imersão do seu stream ou podcast.

Como comparação, fiz um pequeno teste com o microfone do meu headset Logitech Pro X. Ora veja:

Logitech Pro X:

Elgato Wave:3

Nota: Caso ache que o Elgato Wave:3 irá ter problemas com o ruído ambiente à sua volta, pode sempre utilizar software extra como o NVIDIA RTX Voice, para ter a certeza que apenas a sua voz irá passar para o seu público. Testei, e os dois funcionam lindamente.

Conclusão

Em suma, a Elgato portou-se muito bem na sua primeira aventura no mundo dos microfones. O Wave:3 é um produto super interessante, que acaba por não ser demasiado caro tendo em conta todo o ‘pacote’ de funcionalidades que apresenta ao consumidor. Além disso, apresenta também uma qualidade de construção acima da média, controlos simples mas poderosos, bem como uma performance muito satisfatória.

Aliás, apesar do Wave:3 por si só já ser um microfone excelente, em conjunto com a aplicação Wave Link, temos aqui um duo ainda mais mortífero.

Assim, a custar 169,99€, o Elgato Wave:3 oferece realmente muito valor pelo preço pedido, sendo também um produto que passou no nosso teste com nota 5*.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

elgato wave 3 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

A Nintendo Entertainment System (NES) fez 35 anos!

Em Outubro de 1985, a Nintendo estreou a Nintendo Entertainment System, a consola que revolucionou o mercado! Curiosamente, embora a Nintendo tenha sido fundada em...

007 tem data de lançamento! Mas está por um fio… Streaming é opção!

O mundo do cinema foi-se completamente a baixo nesta reta final do horrível ano de 2020. Devido ao adiamento de filmes como 007: Sem...

Volkswagen ID.3 obtém nota máxima nos testes de segurança

O novo Volkswagen ID.3 não consegue parar de impressionar nos testes que têm aparecido. Afinal de contas, além das opiniões positivas dos jornalistas acerca...

Estava à espera do relógio da OnePlus? Espere sentado!

Segundo novas informações, a OnePlus decidiu adiar indefinidamente o lançamento do seu primeiro smartwatch. A fonte é bastante fidedigna (Max J.), especialmente no mundo...

Galaxy S21 igual ao Galaxy S20? Fabricantes em dificuldades?

Galaxy S21 igual ao Galaxy S20? - Os consumidores já se andam a queixar de falta de inovação no mundo dos smartphones há algum...