(Análise) Corsair 5000X RGB: Quatro painéis de vidro temperado!

(Análise) Corsair 5000X RGB: A Corsair aproveitou o ano novo para lançar 3 caixas novas, a série 5000 composta pelas caixas 5000D, 5000D Airflow e ainda a topo de gama 5000X (que temos para review). Uma gama de caixas que promete muitas características de topo a um preço mais em conta para a sua carteira.



(Análise) Corsair 5000X RGB: Uma caixa super Premium com 4 painéis de vidro!

Especificações da máquina:

  • AMD Ryzen 7 5800X
  • Gigabyte X570 Aorus Master
  • KFA2 RTX 2070 Super
  • 48GB RAM DDR4 G.Skill Trident Z a 3600MHz
  • Cooler H150 Elite Cappellix da Corsair
  • CableMod White

Portanto, como já deve ter percebido pela foto, estamos basicamente a falar de uma continuação da estratégia que já vimos no lançamento das muito curiosas caixas Corsair 4000! Agora com um nível um pouco mais ‘premium’, especialmente quando o tema é a Corsair 5000X, que parece pegar na fórmula da iCUE 4000X e a eleva a um nível completamente novo, ao contar com ainda mais vidro temperado do que as famosas caixas da gama Crystal.

Além da construção, e pensamento ‘fora da caixa’, a Corsair também equipou esta caixa com capacidade para até 3 radiadores de 360mm, bem como a possibilidade de montar 3 ventoinhas na lateral para levar ar fresco diretamente para cima da motherboard, ao mesmo tempo que temos ainda uma cobertura para esconder os cabos.

Quer saber mais sobre a caixa? Então vamos por partes.

corsair, 5000X

Especificações e Design

  • Middle Tower
  • Compatibilidade: ITX, Micro ATX, ATX e E-ATX
  • Conectividade: 1x USB 3.2 Gen 2 Type-C // 2x USB 3.2 Gen1 Type-A // 1x combo áudio
  • Fonte de Alimentação: ATX até 225mm
  • Placa Gráfica: Até 420mm (Dissipador até 170mm)
  • Armazenamento: Até 5 discos (3x SSD 2.5” + 2x 2.5” ou 3.5” SSD/HDD)
  • Iluminação: Controlador Lightning Node A-RGB iCUE integrado
  • Dimensões: 520 x 245 x 520 mm
  • Preço: 189,90€

Vamos falar um pouco do design, que inegavelmente nos faz lembrar a velha caixa Obsidian 500D, com alguns menos toques menos premium devido ao preço mais baixo.

Ainda assim, é uma caixa impressionante e bonita, tudo muito graças ao vidro temperado em todas as faces principais, algo ainda mais interessante quando temos em conta a tonalidade preta do vidro temperado, que com uma fita LED bem colocada dentro da caixa, dá um efeito simplesmente delicioso.

Dito tudo isto, a 5000X é uma caixa que aposta na modularidade e facilidade de construção, com muito espaço de arrumação e muitas maneiras de esconder a sua falta de jeito para arrumação dos sempre chatos cabos da fonte, trazendo ainda 3 ventoinhas ARGB de 120mm incluídas. Além disto, temos ainda um controlador Corsair Lightning Node Core bem como um outro controlador PWM para ventoinhas.

Curiosamente, até temos uma espécie de ‘porta’ para esconder os cabos da parte de trás, como pode ver na imagem em baixo.

Temos ainda de salientar que atrás de cada painel de vidro temos um filtro de pó magnético.

Entretanto, na frente da caixa, temos um design muito similar ao que vimos na 4000X, com um vidro temperado igualmente escurecido preso com quatro pontos de pressão. Em ambos os lados temos duas entradas de ar para que a refrigeração não seja comprometida.

A remoção deste painel é super simples, sendo apenas necessário puxar levemente em cada ponta. Dito isto, o design da parte frontal é repetido na parte de cima, com um painel de vidro temperado com o mesmo exato sistema de encaixe.

Cooling a sério!

Esta caixa reina na parte do cooling, especialmente se quiser fazer um sistema de refrigeração personalizado ou quiser meter dois radiadores.

Afinal, temos a possibilidade de meter 3 ventoinhas de 120mm na frente (ou 2 de 140mm), uma ventoinha de 120mm na traseira, meter mais 3 ventoinhas de 120mm em cima (ou 2 de 140mm) e ainda meter mais 3 ventoinhas de 120mm na base da caixa.

Em termos de ventilação, a Corsair não está mesmo para brincadeiras nesta caixa. Especialmente quando temos em conta o microcontrolador integrado com capacidade para 6 ventoinhas! Ou seja, não te andar a ligar ventoinhas nas entradas da motherboard, pode ficar tudo bem escondido na traseira da caixa.

Em relação às opções de radiadores, temos:

  • Frente : 120/140/240/280/360 mm
  • Tampa superior : 120/140/240/280/360 mm
  • Traseira : 120 mm
  • Base: 120/240/360 mm

Facilidade de Montagem

Decidi utilizar a configuração mais ou menos básica da caixa, mantendo a área lateral coberta por gostar mais de ver o radiador em cima, devido ao facto desta ser a melhor forma de retirar o máximo de performance do cooler AiO. Além disto, acrescentei 3 ventoinhas na traseira, uma atrás, e ainda uma strip RGB.

Comecei imediatamente por retirar a ‘gaiola’ dos discos HDD, por já não utilizar discos mecânicos nas minhas builds e isso me libertar algum espaço para os cabos da fonte de alimentação. Especialmente devido à utilização de cabos CableMod, que acabam por acrescentar um pouco mais de ‘massa’ ao volume que tenho de esconder.

Dito tudo isto, a caixa está muito bem conseguida, sendo capaz de se adaptar muito bem ao utilizador. O espaço de arrumação é perfeito, e o que não falta são ‘buraquinhos’ para passar cabos.

Conclusão

Em suma, é uma caixa bonita, com a Corsair a apostar forte e feio no vidro temperado. O que por sua vez faz com que a caixa pareça mais premium daquilo que realmente é. Ou seja, faz com que a caixa pareça mais cara, apesar de na realidade Portuguesa não ser propriamente barata.

Além disto, se dá valor à refrigeração, e quer ter mais opções a médio/longo prazo, esta caixa também parece ser uma excelente alternativa.

Dito tudo isto, a caixa chega hoje ao mercado, por isso fique atento às lojas do costume.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

Se quiser saber mais, clique aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

IKEA transforma secretárias num carregador sem fios

Se quer transformar a sua secretária num carregador sem fios então o IKEA tem exatamente o que precisa. O último produto pode ser adicionado...

NVIDIA RTX 40 – 5nm, 80 TFLOPs, memória GDDR6X, etc…

A NVIDIA já está a preparar a sua nova gama de placas gráficas, com tudo já calendarizado para um lançamento na segunda metade de...

Intel apostou nos 6nm da TSMC para a suas placas gráficas

Como deve saber, a Intel está prestes a fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas. Curiosamente, numa altura bastante interessante, visto que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!