(Análise) ASUS Router RT-AX82U: Abram alas para o Wi-Fi 6!

(Análise) ASUS Router RT-AX82U: O Wi-Fi 6 já não é grande novidade para ninguém, mas é aparente que com a chegada das consolas de nova geração, nomeadamente a Sony PlayStation 5, que as grandes fabricantes andam a apostar mais na tecnologia!

Especialmente a ASUS, que é sempre uma das marcas ‘chave’ do mundo dos videojogos, e que mais know-how tem no mundo dos routers. O que poderá sair de uma mistura entre Wi-Fi 6 e Gaming? Bem… Vamos olhar para o Gaming Router ASUS RT-AX82U.



(Análise) ASUS Router RT-AX82U: Abram alas para o Wi-Fi 6!

Portanto, estamos a falar de um router de alta performance, que vem obviamente tentar convencer os jogadores que têm a PS5 debaixo de olho, ou que por alguma acaso do destino, foram capazes de adquirir a nova consola da Sony. Contudo, se pensa que este ‘menino’ irá apenas melhorar a sua ligação em jogo nesta consola, está muito enganado.

Para ter noção da potência deste ‘router gaming’, fique a saber que na minha casa com rés-do-chão, primeiro andar e sótão, tenho duas redes mesh separadas para ter a melhor qualidade de sinal possível em qualquer zona. Contudo, apesar de tudo isto, os meus aparelhos começaram a ignorar as redes teoricamente de maior qualidade, para se manterem ligados ao Wi-Fi 6 deste router. Incrível qualidade de ligação deste router da ASUS.

Mas vamos falar de coisas mais técnicas!

Então, este router gaming foi criado para conseguir oferecer velocidades até aos 5400 Mbps. Isto ao mesmo tempo que também conta com um design futurista… E claro… Iluminação RGB Aura. Estamos a falar de um router baseado num processador com três núcleos, o que por sua vez abre caminho a modos ‘lag-free’ tanto em ligações por fio como sem fio.

Entretanto, oferece suporte WPA3, e vem com funcionalidades de segurança parental avançadas. Como é óbvio, também traz suporte à tecnologia AiMesh da ASUS, por isso, se já tiver uma rede deste tipo, este router vai cair que nem ginjas.

Dito isto, se for como eu e dá mais prioridade a gaming ligado por cabo Ethernet, fique a saber que é muito fácil dar prioridade a estes aparelhos através da interface do router. Aliás, até temos uma saída Gaming, para que qualquer aparelho aqui ligado tenha sempre prioridade no acesso à Internet.

Design e Qualidade de Construção

Na minha opinião, apesar de ter uma sala demasiado clássica para ter um bicho destes, a verdade é que gostei muito do design deste router da ASUS. Além disso, a qualidade de construção está mesmo ao nível dos melhores produtos da marca.

Afinal, temos um aparelho totalmente preto com 4 antenas (para um maior alcance do sinal… duh…), um design que mais parece ter saído de Star Wars, e ainda uma frontal cheia de iluminação RGB dinâmica totalmente configurável a partir da app no PC ou no smartphone.

Em termos de conectividade, temos uma porta 1Gbps WAN, 4 x 1GBPs LAN, uma porta USB 3.2, um botão RESET, um botão WPS e por fim o botão On/Off.

Instalação e uso diário

Longe vão os tempos em que instalar e configurar um router era uma missão complicada. Aliás, esta instalação foi das mais simples que tive o prazer de fazer, foi basicamente ligar o router da ASUS ao router do meu fornecedor de Internet, meter a App no telemóvel, e escolher um nome e uma password para a rede… Feito!

Tudo o resto é feito de forma automática, com QoS especial e Port-Forwarding para os jogos que quiser. Aliás, se por ventura quiser ativar o modo Gaming para baixa latência, apenas precisa de ir à app no telemóvel e carregar num botão… Easy!

Performance

Eu não sou muito fã de gaming sem fios, por isso, tenho um cabo Ethernet ligado do router da minha sala diretamente ao meu desktop no sotão. (O técnico da MEO não achou muita piada ao meu pedido na altura ahah)

No entanto, para testar o combo ASUS RT-AX82U + PlayStation 5, deixei os cabos de lado e aproveitei a conectividade Wi-Fi 6, e meus amigos, que luxo!

Velocidades a bater sempre no máximo da minha ligação, uma estabilidade simplesmente brutal, downloads de jogos a velocidades extraordinárias. E tenho de dizer, que tudo isto foi feito antes da mais recente atualização à PlayStation 5 que melhorou a estabilidade da ligação às redes sem fios.

Conclusão

Em suma, o ASUS RT-AX82U impressionou tanto no design, como na performance e estabilidade da ligação. É um router que muito provavelmente não irá ‘casar’ com qualquer setup ou sala devido ao seu design menos convencional. Mas que certamente impressiona onde mais interessa, na performance propriamente dita.

Para nós, está mais do que recomendado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leak, Recomendado, review

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!