Há alguns meses atrás, na altura em que a ASUS lançou a sua gama ROG Phone 8, e logo a seguir apostou no ZenFone 11 Ultra, dissemos no imediato que estes aparelhos estavam a passar por uma crise de identidade que pura e simplesmente não fazia sentido.
A ASUS precisa de assumir que não é conhecida por desenvolver ou produzir smartphones, e desta forma deixar o mercado casual para as fabricantes mais clássicas. Para ter sucesso, é imperativo apostar tudo o que tem naquilo que faz bem, e a separa das rivais. O ROG Phone é o caminho.
O novo ROG Phone 9 Pro demonstra tudo aquilo que a ASUS tem de melhor, seja no lado do hardware, do design, ou até mesmo no lado do software. Está cada vez mais ágil, mais bonito, e de facto, diferenciado.
(Análise) ASUS ROG Phone 9 Pro – Está a melhorar!
Portanto, como dissemos no ano passado, a ASUS decidiu mudar um pouco a receita que dá origem ao ROG Phone. A partir do ROG Phone 8, este smartphone começou a ser algo menos pensado para os jogadores, para ser um dispositivo para todos, por sua vez equipado com o melhor hardware que a indústria tem para oferecer, e claro, alguns dos detalhes que separam aquilo que a ASUS faz, de todas as outras fabricantes.
É exatamente por isso que o ZenFone 11 Ultra pareceu um lançamento sem sentido… O ROG Phone 8, ou 8 Pro, já era o smartphone com o cunho da ASUS.
Dito tudo isto, o ROG Phone 9 Pro é um refinamento desta estratégia.
Aliás, não só temos algumas melhorias no hardware, como também temos um grande foco no software, o que é quase sempre o calcanhar de Aquiles da ASUS dentro do mundo Android. Apesar do facto de o ROG Phone nunca ter sido um aparelho lento, com a versão 9, parece que entrámos num outro patamar de fluidez e performance pura.
Performance
Estamos a falar da implementação do SoC Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, montes de memória RAM, e claro, um sistema de refrigeração ainda mais poderoso, de forma a manter os níveis de performance altos e consistentes. Vale a pena referir que apesar de uma espessura bastante fina, este smartphone chega ao mercado com uma bateria de 5800mAh.
É, ao mesmo tempo que mantém a sua identidade, um smartphone topo de gama a sério! Completo com carregamento sem fios, carregamento rápido a partir de duas portas USB-C, certificação IP68, e claro, a traseira AniMe Vision que com os seus (muitos) LEDs, pode ser personalizada à sua vontade.
Isto nunca esquecendo os botões AirTrigger, para o caso de querer jogar um qualquer jogo mais complexo.
Ah… falta falar do ecrã…
Temos um painel AMOLED de 6.78” capaz de chegar aos 185Hz. Como é óbvio, poucos são os jogos, ou apps, capazes de tirar partido desta frequência de atualização de frames. Mas, está lá, e também faz com que toda a interface se sinta ainda mais rápida.
Então e as câmaras?
Além do software, é aqui que a ASUS normalmente fica atrás da concorrência. Mas, também foi a partir do ano passado que começámos a ver mais alguma atenção a cair neste campo por parte da gigante de Taiwan.
O ROG Phone 9 Pro não tem as melhores câmaras do mercado. Mas… Se acha que vai ficar muito atrás de um iPhone, Pixel ou Galaxy S, está muito enganado. Aliás, olhe para algumas das nossas capturas.
Conclusão
É complicado dizer que o ROG Phone 9 é o melhor smartphone Android que você pode comprar. Porque, como dissemos em cima, este não é um smartphone “normal”. Os consumidores vão naturalmente continuar a preferir um iPhone ou um qualquer Samsung de topo.
Mas, se quiser dar uma oportunidade à ASUS, vai ficar com uma besta da performance nas suas mãos. Além disso, vai ter um smartphone muito diferente face a tudo aquilo que anda na rua.
Talvez mais importante que isto, o preço também não é exagerado para os componentes e performance que a ASUS traz para cima da mesa.