(Análise) ASUS ROG Phone 8: Extremamente completo!

Já tivemos vários lançamentos em 2024, onde temos obviamente de destacar o Galaxy S24 Ultra da Samsung, o inegável rei do mundo Android para este novo ano. Porém, a ASUS também já andou a fazer das suas!

Afinal, a marca que normalmente é conhecida pelos seus portáteis, ou pelos seus componentes para computadores, também já lançou a sua nova gama de smartphones topo de gama para a nova geração Android (ROG Phone 8). É isto que me irrita na ASUS… Quando quer, faz as coisas bem!

Afinal, temos aparelhos extremamente bem construídos, finalmente baseado num design mais sóbrio, mas ainda assim com alguns detalhes que o afastam de todos os outros rivais ao continuar a apostar numa filosofia de design muito ASUS ROG.

Mas, talvez mais importante que tudo isto, é um smartphone baseado nos componentes mais poderosos da indústria. Isto a um preço significativamente mais baixo face à concorrência direta.

Vamos por partes?

(Análise) ASUS ROG Phone 8: Extremamente completo!

A ASUS sempre foi uma marca que admirei no mundo Android, porque tentava seguir as suas próprias ideias inovadoras, em vez de fazer aquilo que as outras fabricantes achavam mais correto. Foi essa forma de fazer as coisas que nos meteu a olhar para os smartphones gaming, deu origem a aparelhos como o Zenfone Flip, entre muitas outras coisas.

Porém, era também uma das fabricantes que mais me irritava no mundo Android, porque apesar de toda a sua capacidade, falhava nos cada vez mais importantes detalhes. Estamos a falar da capacidade fotográfica, das atualizações de software, na otimização deste mesmo software, e claro, na falta de capacidade de levar estes mesmos aparelhos aos potenciais consumidores.

A ASUS não tem sido capaz de mudar e de se adaptar a esta nova realidade. Mas, felizmente, parece chegar a 2024 com uma estratégia renovada, e pelos visto, com muita vontade de vencer.

Especificações Técnicas

  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8 Gen3
  • Ecrã: 6.78″ FHD+ (2400×1080) // SAMSUNG AMOLED LTPO 1~120Hz (Max 165Hz) // Corning Gorilla Glass Victus 2 // 2,500 nits // HDR 10
  • RAM: 12GB // 16GB
  • Armazenamento: 256GB ~ 1TB
  • Bateria: 5500mAh
  • Peso e Dimensões: 225g // 163.8 x 76.8 x 8.9 mm
  • Câmaras:
    • Principal: 50MP IMX890 com Gimbal de 6 eixos
    • Wide-Angle: 13MP 120º FOV
    • Telefoto: 32MP (3x Zoom Ótico)
    • Frontal: 32MP RGBW

Design e Ecrã

É aqui que temos de olhar a sério para o ROG Phone 8! Finalmente, um dos smartphones mais poderosos à face da terra adotou um design mais sóbrio, capaz de agradar tanto a Gregos, como também a Troianos.

As margens do ecrã desapareceram para dar espaço a uma frente muito mais moderna, e na verdade muito mais em linha com os restantes topo de gama tradicionais do mercado Android. Porém, a identidade do smartphone continua bastante viva!

Afinal, a iluminação RGB ou Grelha Matrix continuam presentes (dependendo da versão que quiser comprar), bem como os botões AirTrigger, que também se mantém bem vivos nesta geração, e claro, podemos também encontrar duas portas USB-C para carregamento, bem como uma entrada de 3.5mm para ligar auscultadores com fios.

O design do ROG Phone 8 é uma lufada de ar fresco para o mercado, e uma mudança que a ASUS precisava realmente de fazer há já algum tempo.

Hardware e Performance

IMAGEM

Como é costume, apesar das mudanças nas linhas de design, que até resultaram num ROG Phone com uma bateria um pouco mais pequena face ao ano passado, mas ainda assim maior que a grande maioria dos topo de gama do mercado… A realidade é que qualquer versão do ROG Phone 8 vem equipado com o melhor que o ecossistema Android tem para oferecer em termos de hardware.

Sendo exatamente por isso que a versão que temos para análise tem 16GB de memória RAM LPDDR5X, um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen3 de 4nm, bem como 512GB de memória UFS 4.0. Isto sem esquecer o ecrã OLED de grandes dimensões que é capaz de chegar aos 165Hz nas aplicações com suporte a essa taxa de atualização de frames.

Em suma, é um smartphone capaz de fazer tudo, e na verdade, de fazer tudo bem. Isto com a promessa da ASUS de um suporte via software melhorado nesta nova geração.

Câmaras

Outro ponto muito importante nos novos ROG Phone 8. A ASUS apostou forte e feio na captura de imagem, um ponto que normalmente é tido como o calcanhar de Aquiles dos smartphones gaming.

Quer ter uma ideia da performance? Nada melhor que olhar para algumas das capturas que fizemos nos últimos dias.

Fotos com boa iluminação

Fotos com fraca iluminação

Zoom

Selfie

De forma muito resumida, o ROG Phone 8 é finalmente um smartphone capaz de oferecer uma capacidade de captura de imagem realmente muito interessante. Aliás, utilizei o ROG Phone 8 ao mesmo tempo que tinha um iPhone 15 Pro Max, bem como um S24 Ultra, no bolso… Com o ROG Phone 8 a ficar à frente destes dois ícones do mercado em várias situações.

Muito bem!

Bateria

IMAGEM

Como dissemos em cima, o ROG Phone 8 chega ao mercado com uma célula de 5500mAh em vez dos 6000mAh do passado. Ainda assim, com uma maior otimização de software, e uma bateria maior face a toda a concorrência, temos aqui um bom campeão da autonomia da bateria.

É um smartphone que vai facilmente aguentar 1 dia inteiro de utilização, e com jeitinho, talvez até 2 dias.

Vale ainda a pena salientar que este é o primeiro ROG Phone com suporte a carregamento sem fios (FINANLMENTE!).

Conclusão

O ROG Phone 8 é inegavelmente o melhor smartphone que a ASUS alguma vez lançou, em qualquer versão que deseje. O nível de performance é invejável, os 165Hz do ecrã são muito difíceis de entrar em outros aparelhos de qualidade similar.

Talvez mais importante que tudo isto… Temos aqui um pacote super premium a um preço significativamente mais baixo.

Em suma, o ROG Phone 8 é um smartphone incrível para qualquer tipo de utilizador!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Já tivemos vários lançamentos em 2024, onde temos obviamente de destacar o Galaxy S24 Ultra da Samsung, o inegável rei do mundo Android para este novo ano. Porém, a ASUS também já andou a fazer das suas! Afinal, a marca que normalmente é conhecida pelos...(Análise) ASUS ROG Phone 8: Extremamente completo!