Como deve saber, os recentes AMD Ryzen 5000 significam a primeira vez que a grande rival da Intel foi mesmo capaz de apanhar ou mesmo ultrapassar a rival na performance por núcleo, o tão famoso IPC.
Pois bem, depois dos Ryzen 4000 Mobile terem impressionado no mundo dos portáteis, a AMD está agora a preparar novas máquinas baseadas nos Ryzen 5000 mobile, que claro está, já irão contar com a arquitetura Zen 3 que tantas maravilhas fez no desktop. Aliás, hoje há ficámos a saber aquilo que um dos processadores mais desejados desta nova gama é capaz de oferecer! Abram alas ao Ryzen 7 5800H.
- (Más notícias) Os preços vão aumentar! A TSMC é quem manda!
- (Promoções de Natal) Globaldata está outra vez com descontos!
AMD voltou a impressionar no mundo mobile! Cuidado Intel!
Portanto, estamos a falar de uma arquitetura que não só melhora significativamente a performance, como também traz sérios ganhos no campo da eficiência energética. Uma combinação que vai fazer furor no mundo dos portáteis, quando os primeiros exemplares chegarem finalmente ao mercado.
Dito isto, parece que não temos de esperar muito para saber como irá ser a performance, visto que o muito reputado leaker ‘TUM_APISAK’ já fez o favor de partilhar um benchmark do Ryzen 7 5800H ‘Cezanne’. Ora veja:
Pois bem, o processador foi apanhado no GeekBench 5 com uma frequência base de 3.2GHz e um bastante interessante ‘boost’ de 4.44GHz. O que claro está, resultou em 1194 pontos no teste ‘single-thread’ e 7630 no teste ‘multi-thread’. Ou seja, se comparar-mos este menino com o Ryzen 7 4800H do ano passado, temos basicamente um aumento de performance de ~25% no teste single-thread. (1194 / 7852 pontos).
(A performance multi-thread não é representativa, visto que é uma amostra de engenharia e não é o produto final)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!