AMD vai ter de rever os Ryzen 9000. Ainda nem saíram!

Há alguns dias atrás, noticiámos que era mesmo muito provável que os novos Ryzen 9000 não fossem capaz de bater, em várias tarefas, os velhos Ryzen 7000 com cache 3D (Ryzen 7000X3D). Algo estranho, e que muito honestamente nem deveria de acontecer no mundo moderno da tecnologia.

Como é que um produto completamente novo, baseado em uma arquitetura nova, e num novo processo de produção, apresenta resultados mais baixos face a um processador que já está no mercado desde o início de 2023?

É exatamente por isso que a AMD vai ter de voltar atrás, para aumentar os níveis de performance de alguns processadores de nova geração.

AMD vai ter de rever os Ryzen 9000. Ainda nem saíram!

ryzen, amd

Portanto, de forma muito resumida, de forma a bater os número do Ryzen 7 7800X3D, aquele que é ainda aos dias de hoje o melhor processador para jogos, a AMD foi obrigada a rever algumas das especificações técnicas do Ryzen 9700X.

Ou seja, a AMD foi obrigada a aumentar o TDP do processador para os 120W, de forma a garantir que o chip pode chegar a frequências mais altas, durante mais tempo. Isto é curioso, porque a afirmação de que os Ryzen 9000 poderiam vir a não ser melhores que os atuais Ryzen 7000X3D veio da própria AMD. Ao que tudo indica, a fabricante não estava a contar com uma receção tão má à notícia.

Por enquanto, temos indícios de que apenas o Ryzen 9700X vai mudar. 

Porque não lançar apenas processadores com cache 3D em 2024?

Tudo isto está a acontecer, porque a AMD decidiu fazer um lançamento muito parecido aos lançamentos de 2022 e 2023. Ou seja, a AMD quer lançar primeiro os processadores simples, sem cache 3D, para depois lançar os novos Ryzen 9000X3D. Não faz sentido!

Seria muito melhor lançar no imediato os processadores com cache 3D, com números muito mais altos face à geração anterior, em vez de agora estar modo de crise a mudar coisas à última da hora. Especialmente quando esses Ryzen 9000X3D deverão aparecer no mercado ainda durante este ano de 2024.

É muito provável que os Ryzen 9000 sejam um falhanço comercial. Vai ficar tudo à espera das versões X3D.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também