Já estamos fartos de referir que a AMD desapontou os fãs do ecossistema Radeon, ao fazer um anúncio muito fraco, cheio de medo, na CES 2025.
Mas, uma coisa é certa, as novas Radeon RX 9070 vão de facto ser uma realidade, e apesar de muitas informações contraditórias, vão mesmo ser uma alternativa amiga da carteira para os maiores entusiastas do mundo do PC Gaming.
Nem que seja por obrigação! (Já explicamos isto nas próximas linhas.)
Estas placas vão chegar às prateleiras em Março. Mas, antes dessa data, ainda vamos ter um evento de lançamento com mais pompa e circunstância.
AMD só lança placas gráficas em Março. Demasiado tarde?
Portanto, depois de vários rumores a apontar para uma disponibilização de produto já em Janeiro, um representante da AMD veio agora a público apontar para o mês de Março. Algo um pouco estranho, porque já existe, de facto, um stock significativa de placas gráficas AMD Radeon RX 9070 em armazém, em várias lojas importantes.
Aliás, este stock já anda a ser acumulado desde o início de Janeiro, com alguns reviewers a receber placas de teste em Dezembro do ano passado.
Porquê apenas em Março?
Se já existem placas gráficas prontas para vender, e até já existam samples para reviews… Porquê apenas em Março? Pois bem, tudo indica que a AMD decidiu mudar os planos à última da hora, depois de dar uma vista de olhos à data de lançamento, preço, e capacidades técnicas das novas RTX 5070 da NVIDIA.
- Nota: As primeiras RTX 5070 chegam ao mercado em Fevereiro!
Em suma, é muito provável que os preços que a AMD tinha escolhido já não façam sentido, e como tal, é preciso voltar a negociar com as retalhistas e distribuidoras. Isto porque… Muito provavelmente… Estas Radeon RX 9070 vão ser significativamente mais fracas face às novas ofertas de gama média da NVIDIA.
A aposta vai ter de ser feita no preço.
Mas… Há uma vantagem no meio de tudo isto!
Com este adiamento, é muito provável que exista um amplo stock de placas gráficas na altura do lançamento. Algo que normalmente não acontece para os lados da AMD.