Quem já comprou uma Air Fryer simplesmente não consegue passar sem ela e isto tem uma razão de ser. Afinal de contas, gastamos menos luz, conseguimos cozinhar de forma mais saudável e sobretudo mais rapidamente. No entanto, para conseguirmos tirar todo o partido destes equipamentos temos de ter alguns cuidados.
Para conseguir aproveitar a Air Fryer com toda a segurança e para não ter problemas tem de eliminar três produtos da sua rotina culinária. De facto, é fundamental para uma utilização segura da fritadeira de ar quente.
Embora as fritadeiras de ar quente sejam incrivelmente cómodas de utilizar e possam cozinhar quase tudo, são como qualquer outro aparelho de cozinha e têm os seus próprios riscos. Conhecer os princípios básicos da utilização segura significará menos tempo de stress na cozinha e mais tempo para saborear o jantar.
Algumas regras de segurança
Antes de passarmos aos produtos que não deve mesmo utilizar na Air Fryer tenha em atenção que estes equipamentos devem ser mantidos numa bancada junto a uma tomada e numa área bem ventilada. O ideal seria que estivesse perto de um exaustor, embora isto não seja obrigatório.
Entretanto a fritadeira de ar quente deve ser ligada diretamente à tomada eléctrica e que deve evitar a utilização de extensões. Elas podem reduzir a potência, o que pode causar avarias na sua fritadeira.
Tenha também em mente a ventilação na parte de trás da sua fritadeira de ar. Não deverá estar mesmo encostada à tomada. Ou seja, se a sua fritadeira estiver ligada, certifique-se de que não está a soprar ar quente para uma tomada eléctrica próxima.
Também é importante certificar-se de que o cabo não é colocado numa superfície quente, como um fogão ou uma placa, pois corre o risco de derreter o fio. Mas é a utilização de sprays aerossóis, líquidos e massa húmida que são um grande risco para o seu aparelho de cozinha.
Não utilize estes sprays perto da Air Fryer
A utilização de sprays de aerossol pode danificar o revestimento antiaderente no interior da sua fritadeira de ar quente. Evite também tudo o que tem massa húmida porque não cozinha da mesma forma que numa fritadeira. O resultado será uma massa húmida e uma refeição que não fica tão saborosa.
Por último, evite os líquidos a todo o custo. O ar quente que circula à volta dos alimentos pode fazer com que estes salpiquem, o que não só é perigoso como também faz muita sujidade.
As fritadeiras de ar quente são incrivelmente cómodas e mais seguras do que a fritura tradicional, mas, tal como qualquer aparelho de cozinha, apresentam riscos. Compreender as noções básicas de segurança das fritadeiras de ar pode ajudar a evitar acidentes e a manter os seus cozinhados sem stress.
Não se esqueça também de
Limpar bem a sua fritadeira de ar quente após cada utilização. As migalhas que ainda possam lá estar podem queimar e afetar o sabor do próximo prato que cozinhar.
Também não encha demasiado o cesto da sua fritadeira, pois isso pode resultar numa cozedura desigual dos alimentos. Depois, há a simples questão de desligar sempre a máquina da tomada quando não estiver a ser utilizada.