Processadores AMD Ryzen “Raven Ridge” vêm com interface PCIe limitada

41251
0
Share:

A AMD lançou hoje os seus primeiros processadores Ryzen APU, denominados de “Raven Ridge”, que combinam 4 núcleos físicos “Zen” com uma placa gráfica integrada “Radeon Vega” , no entanto uma das especificações chave que chamou mais a atenção foi a sua interface PCI-Express

Aparentemente estes processadores apenas dispõem de 8 lanes PCI-Express 3.0 para placas gráficas dedicadas !

O que quer dizer que qualquer placa gráfica ligada a um slot PCI-Express 3.0 x16 irá correr apenas a metade da velocidade máxima, ou seja PCI-Express 3.0 x8.

Claro que isto não é assim tão grave, visto que a perda de performance entre PCI-Express 3.0 x16 e x8 é completamente negligenciável, apenas sendo um problema grave para utilizadores que usem motherboards X370, visto que o segundo slot x16 não irá funcionar, e sem pelo menos uma largura de banda de x8, será impossível um sistema de duas placas gráficas Nvidia(SLI) funcionar, mesmo nesta motherboard que é certificada para este efeito.

AMD Ryzen Raven Ridge APU

Mas a marca já respondeu a este assunto

“O mercado alvo para os APU Raven Ridge, são utilizadores que valorizem a presença de uma placa gráfica integrada, e que irão provavelmente escolher motherboards B350 ou A320, que não possuem a capacidade de dividir lanes PCIe. Isto porque os utilizadores que compram motherboards X370, irão certamente comprar processadores topo de gama, como os Ryzen 5 Hexacore ou Ryzen 7 Octacore.”

Basicamente são mercados diferentes, visto que não faz sentido juntar uma motherboard “premium” com um processador “budget”.

Para a maioria das pessoas, passar de uma placa gráfica integrada como estas presentes nos nossos novos Ryzen 5 2400G ou Ryzen 3 2200G para uma única placa gráfica dedicada será mais que suficiente, tendo em conta a performance actual das nossas ofertas como a Radeon RX Vega64 ou RX 580.

LER MAIS
Intel i9-8950HK visto num portátil MSI com 2 GPUs

E se realmente isto for um problema, claro podem ainda escolher processadores da primeira geração Ryzen, como o Ryzen 5 1500x ou Ryzen 1300X, que são excelentes escolhas “Budget” e possuem estas PCIe lanes extra.

As motherboards AM4 permitem que um utilizador hoje compre um processador “budget”, para que mais tarde possa actualizar este processador para outro topo de gama, isto sem mudar mais nada no sistema, da mesma maneira que podemos mudar de placa gráfica.

Share:
Nuno Miguel Oliveira

O que acha disto?