AMD Ryzen 6000: Lançamento já em Janeiro de 2022!

Nas últimas semanas, muito se tem falado acerca da Intel, e da sua nova gama de processadores Core 12000 (Alder Lake-S), que entre muitas outras coisas, trazem consigo uma plataforma com suporte ao novo standard de memória RAM, e claro, standard PCIe 5.0.

Pois bem, agora que os novos processadores da Intel estão prestes a chegar às prateleiras, eis que a AMD aparece a dizer… “Meus amigos, os Ryzen 6000 estão a dois meses de distância!”

AMD Ryzen 6000: Lançamento já em Janeiro de 2022!

Ryzen 3000

Portanto, a AMD tem estado muito caladinha, a ver o que a Intel anda a fazer com a sua décima segunda geração de processadores e o seu chipset Z690. Isto enquanto já todos nós sabíamos, que a arquitetura de nova geração (Zen 4), apenas chegaria na segunda metade de 2022.

Sabe o porquê de todo o descanso da AMD? Pois… A rival da Intel tem uma carta escondida na manga, na forma dos Ryzen 6000, baseados na arquitetura de transição Zen 3+. Uma arquitetura, que apesar de não ser super inovadora, pode ter potência suficiente para voltar a encostar a Intel à parede.

- Advertisement -

Afinal de contas, segundo Yuri “1usmus”, o famoso criador do DRAM Calculator e CTR para os processador AMD Ryzen, a gigante dos processadores está a preparar um lançamento para o fim de Janeiro de 2022. Aliás, o programador já está a trabalhar no “Project Hydra”, que entretanto vai ter suporte aos Ryzen 5000, e claro, 6000.

Entretanto, segundo o que sabemos, a nova gama de processadores AMD Ryzen 6000 vai ser baseada na arquitetura Zen 3+, que aparentemente, vai ter como grande novidade um novo sistema de cache denominado de 3D V-Cache. Ou seja, 64MB de cache L3 empilhada logo em cima da die. Segundo a AMD, esta novidade vai resultar num aumento de performance à volta dos 15%… Em jogos! Ou seja, é muito provável que este lançamento seja o suficiente para aguentar a Intel e os seus cavalos. Afinal de contas, os novos Ryzen 6000 vão manter compatibilidade com as atuais motherboards! Sendo um upgrade muito mais barato comparativamente ao que a Intel está a oferecer.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.