AMD Radeon VII: Rival da NVIDIA RTX 2080… Ou apenas um flop?

AMD Radeon RX

A Radeon VII, é a mais recente placa gráfica da AMD para o mercado de Gaming! No entanto, não é um produto completamente novo… Afinal de contas, é no fundo uma Radeon Instinct MI50, com outro nome e uns pózinhos em cima.

Então, o que mudou da Radeon Instinct para a Radeon VII?

O calculo FP64 foi desativado, reduzindo a performance de 6.7 TFLOPS para 1.7 TFLOPS (O que não tem qualquer impacto em jogos) Além disso, a AMD também trocou o suporte PCIe 4.0 pelo tradicional 3.0.

Radeon VII

Dito isto, quando a AMD anunciou a Radeon VII, vários fãs ficaram desiludidos! Visto que era esperada uma nova gama de placas, baseada na arquitetura Navi… Contudo, pouco tempo depois, ganharam algum ânimo!

Afinal, a AMD estava de volta ao mercado de placas gráficas ‘Premium’, e aparentemente, estava a atacar a NVIDIA onde mais lhe dói mais… Na carteira! Ao lançar uma rival à RTX 2080, com um preço significativamente mais baixo.

Mas será que temos mesmo aqui uma placa gráfica ‘decente’ para atacar o mercado?

Bem… É uma placa gráfica de 7nm! Contudo, é baseada na mesma arquitetura das velhinhas Vega 65 e 64. Por isso, apesar de o GPU ser mais eficiente, sendo 32% mais pequeno, e com mais 7% de transistores… A performance pode não ser o que muitos esperam.

Mas vamos aos resultados propriamente ditos:

Na galeria em cima, pode ver a nova Radeon VII, contra a sua suposta rival RTX 2080. Contra a antiga topo de gama da NVIDIA, GTX 1080 Ti, contra a oferta de gama média RTX 2060 e ainda, contra a antiga topo de gama da AMD, Radeon RX Vega 64.

Custo por frame (Performance)

Radeon VII

Conclusão

Em suma, a Radeon VII, apesar de marcar o regresso da AMD ao mercado de gaming mais sério… Acaba por não ser nada de especial!

É demasiado cara, não existe um stock suficiente, aquece demasiado. E no fundo, não acrescenta nada de novo ao mercado. Portanto, é um lançamento para ganhar tempo, até que a nova gama de placas Navi esteja pronta para o mercado Gaming.

No entanto, se os custos de produção estabilizarem, e a AMD conseguir lançar esta placa a um preço mais baixo, e em grandes quantidades. Então é possível que tenhamos aqui um produto bastante interessante.


O que pensa sobre a nova placa AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Se quiser ler a análise completa do site TechSpot, clique aqui.