Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AMD Radeon RX 7900 vai meter a RTX 4090 no bolso!

Ao que tudo indica, o futuro das placas gráficas AMD Radeon vai ser mesmo muito interessante! Com tudo planeado para um lançamento já no próximo ano de 2022.  Estamos a falar das novas Radeon RX 7000 baseadas na arquitetura RDNA 3, com GPUs Navi 30 para todos os gostos, e esperemos, carteiras.

AMD Radeon RX 7900 vai meter a RTX 4090 no bolso!

rx 6700 xt

Portanto, ao que tudo indica, segundo o muito reputado ‘leaker’ @greymon55, os trabalhos da AMD relativos à nova arquitetura estão finalizados, ou apenas nas derradeiras fases de desenvolvimento. Estando assim tudo pronto, ou quase pronto, para o início de produção.

Estamos a falar da arquitetura RDNA 3, que por sua vez vai dar origem aos primeiros GPUs MCM (multi-chip module) da gigante dos processadores e placas gráficas.

Afinal de contas, o novo GPU topo de gama, Navi 31, como disse em cima, vai dar uso a um design MCM, que na verdade, é um design muito similar ao que já podemos encontrar nos processadores Ryzen, onde temos mais que um chiplet de forma a aumentar drasticamente o número de núcleos e threads presente.

Porquê só agora a aposta no MCM?

Bem, até aqui, temos vivido num mundo em que as placas gráficas utilizam sempre, um design monolítico. Algo que vai mudar primeiramente com a AMD, e mais tarde, com a NVIDIA. (Ao que tudo indica, a próxima arquitetura da NVIDIA vai continuar a ser monolítica).

Entretanto, para ter a noção do que vai mudar, a atual RX 6900 XT, baseada no GPU Navi 21, conta com 5120 núcleos de processamento, isto enquanto a nova RX 7900 XT já deverá contar com 15360. Ou seja, 7680 (7680 x 2 = 15360) núcleos por cada GPU die.

Curiosamente, até mesmo o design monolítico desta arquitetura RDNA 3, que deverá chegar na forma do GPU Navi 33, dentro da RX 7700 XT, vai oferecer mais do dobro da performance da atual gama de placas RX 6900 XT. Por isso, o ganho de performance não está apenas no aumento massivo de núcleos, mas também no aumento da performance por watt da arquitetura.

Lançamento? Para quando?

Ainda não sabemos quando é que poderemos encontrar estas placas gráficas à venda. Mas é provável que tudo aconteça em 2022, muito provavelmente na segunda metade do ano.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também